RESUMO AULA INTRODUTÓRIA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Por: V_R_A_P • 30/11/2020 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
Matemática Financeira
Vitor Rafael Alves Pinto
Matemática Financeira-0820-0_2 - MBA_MFMBAEAD-24_03082020_2
Resumo aula introdutória Matemática Financeira/ Professor Dickson
Matemática financeira é o ramo da matemática responsável pela movimentação de capital ou principal relacionado ao tempo. O capital pode ser utilizado á vista ou em partes ao longo do tempo.
O capital ou principal também pode ser designado como valor presente, na calculadora HP é representado pela tecla PV. Ao executar uma equação e atualizar esse valor temos como resposta o montante ou valor futuro, que é representado na calculadora HP pela tecla FV.
A taxa de juros é regra que se utiliza para calcular os juros. Os juros é o valor monetário efetivo. Sendo a taxa de juros representada pela porcentagem e os juros pelo valor financeiro.
Existem três formas diferentes para se calcular os juros: regime contínuo, regime simples e regime composto. Sendo mais utilizado os regimes simples e composto.
O acúmulo de capital no regime simples é determinado por uma função linear, representado pela formula: VF= VP (1+i . n). Muito comum utilizado para calcular os juros em boletos bancários.
A antecipação para data atual de um valor futuro pode gerar uma operação de desconto. Que é calculada através do desconto das taxas de juros pré-determinada.
A representação gráfica no regime de juros composto é representado de maneira exponencial. Sendo a fórmula: VF= VP (1+i)n . Sendo mais utilizado em períodos maiores que o regime simples.
Os sistemas mais comuns de amortização de financiamento utilizados no Brasil são o SAC e PRICE. Parcela é conjunto de juros somado ao valor de amortização.
PRICE é o sistema quem tem a característica de manter o valor da parcela continua até o final do financiamento. Já o SAC o valor da parcela varia de acordo com o tempo de financiamento.
O saldo devedor é ponto em que o financiamento se encontra. Importante analisar esse dado para tomada de decisões frente a quitação da dívida total ou parcial, diminuição do valor das parcelas e do juros total.
Analise de investimentos para avaliar VPL, TIR, TMA e PayBack.
VPL é valor presente líquido, corresponde o valor de capital que está lucrando ou perdendo no projeto. Pode ser obtido através valor de um projeto menos o custo.
TIR é a taxa interna de retorno, que na pratica é menor taxa que o projeto tem que oferecer para que o VPL seja igual a zero. Corresponde a porcentagem de retorno do capital invetido.
TMA é a taxa mínima de atratividade, considerado como o custo do capital. Valor aplicado em detrimento de outras operações.
Payback é o tempo de retorno ou tempo em que o seu investimento levara para se pagar e começar a dar lucro.
...