RESUMO ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Por: fabianocomex • 11/5/2017 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
A estratégia do oceano azul é baseada em fatos e dados concretos com muito estudo e centenas de movimentos estratégicos ao longo de 100 anos. A estratégica do oceano azul explora os benefícios do baixo custo e da diferenciação, soma vantagens e não seguem apenas um caminho das citadas acima. Cria-se uma perspectiva nova ao não levar em consideração competição e derrota do adversário, mas sim criar um novo seguimento para explorar. Para desenvolver e ser pioneiro no oceano azul é preciso identificar as oportunidades ou cria-las. Parafraseando os autores “Para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras” essa é a solução para as empresas crescerem.
Não necessariamente os oceanos precisam ser nacionais ou mundiais, podem ser locais, municipais ou regionais. Todas as organizações podem usar o conceito já que ele pode provocar insights em qualquer negócio ou pessoa. Existem três critérios principais que definem os “Oceanos Azuis” comercialmente atraentes;
- É preciso que a empresa, o produto ou o serviço tenham utilidades excepcionais para o consumidor.
- Preço estratégico, ou seja, atrativo o suficiente para provocar alto consumo, criando um novo mercado consumidor, uma nova visão para um antigo mercado.
- Modelo de negócio que agregue os dois conceitos anteriores e garanta margem de lucro notável.
Tudo isso se faz quebrando paradigmas ampliando os ângulos de visão mercadológica. Os passos abaixo mostram alguns modelos de visualização desta estratégia:
- O despertar visual - analisar suas competências, suas qualidades positivas e negativas.
- A exploração visual - descobrir como está sendo percebido no mercado.
- Visualize a estratégia - montar seu plano tático estratégico.
- Faça a comunicação visual - comunicar este plano ao mercado.
...