Recursos Humanos
Por: nathaniel_paulo • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 6.131 Palavras (25 Páginas) • 162 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de investigar e entender a importância dos colaboradores nas empresas e sua relação com o sucesso organizacional, identificando a importância do ser humano como principal capital ativo no ambiente laboral.
O homem é o princípio de tudo, é o começo de qualquer história e saber potencializar esse homem é ainda uma mentalidade nova já que antigamente as empresas preocupavam-se em potencializar os seus recursos materiais, a sua tecnologia e o ser humano era tido como uma ferramenta não tão importante o que nos dias de hoje mudou muito.
Para uma empresa hoje em dia ganhar dinheiro e ter vantagens competitivas é fundamental que os seus recursos humanos e as suas pessoas se destaquem já que sem sombra de dúvida elas fazem toda a diferença no mundo de hoje.
De acordo com GIL (2009) compete ao gestor de pessoas desenvolver processos de suprimentos, aplicação, desenvolvimento, manutenção e monitoração das pessoas, portando ele não deixa de ser um Administrador de Recursos Humanos. Tratar os colaboradores como parceiros, não apenas meros recursos; elementos ativos que investem na organização e tem expectativas do seu investimento, são atitudes e postura do Gestor de pessoas.
Para Toledo (1986, p. 8) os recursos humanos dentro de uma empresa são “um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado”. Gerenciar adequadamente os integrantes dos quadros técnicos e operacionais de uma organização resulta um melhor rendimento, ou seja, os investimentos se tornam rentáveis (BERENGUER, 2000).
Fundamentação teórica
O homem é o princípio de tudo, como potencializar esse homem, esse profissional, como dar melhores ferramentas, como faze-lo brilhar são papeis dos recursos humanos, papeis fundamentais nas empresas hoje. Empresas inteligentes têm recursos humanos inteligentes.
Antigamente o problema era a falta de maquinas, o que se produzia era vendido, então com o avanço da tecnologia as empresas começavam a ter bastante produção e hoje se chega num ponto onde o problema passou a ser a capacidade de vendas, a capacidade de entrega e isso faz com que a inteligência das empresas seja diferente. As empresas estão numa discussão sobre o que de facto faz a diferença, então são as pessoas que conseguem fazer a distinção entre um produto e outro, que consegue chegar com um preço melhor, produto atrativo para que o consumidor faça sua a escolha no fim.
Falando sobre cultura, as empresas têm culturas diferentes. Uma empresa consegue ter valores e ganhos diferentes de uma outra do mesmo tipo que não o consegue fazer. Isso porque uma recruta um pessoal medíocre e a outra procura recursos mais profissionais. Para esse tipo de ação são as práticas de RH da empresa que conseguem fazer com que uma pessoa entre, consiga se aflorar e brilhe dentro da organização.
Recursos humanos
Funções e deveres do RH
O Departamento de Recursos Humanos (RH) tem uma ampla gama de funções e deveres onde envolvem recrutamento, treinamento, motivação e retenção de funcionários. Além disso, o RH garante a conformidade com as leis trabalhistas, administra benefícios e gerencia conflitos dentro da organização.
Recrutamento
O recrutamento e a seleção de funcionários são um processo que requer planejamento adequado para ser eficaz. Departamentos de RH são muitas vezes responsáveis pela realização de análise de emprego, terceirização de candidatos através de sites, recrutamento direto e rede de empregos, entrevistas, teste de candidatos e gestão dos processos de contratação. Isso muitas vezes envolve a colaboração com outros profissionais de gestão para avaliar as necessidades de pessoal e o desenvolvimento de estratégias de recrutamento proativas para minimizar a frequência e duração das vagas.
Treinamento
O departamento de Recursos Humanos, muitas vezes é responsável pela orientação, segurança e treinamento da liderança. Além da formação relacionada com o emprego básico, a maioria dos departamentos de RH lidam com o treinamento de segurança e são responsáveis por garantir a segurança e os padrões de risco no local de trabalho. Para garantir o cumprimento destes regulamentos, o departamento de RH deve desenvolver programas de treinamento que ensinam técnicas adequadas e de segurança no trabalho.
Fidelização
Por causa dos altos custos associados à rotatividade de funcionários, uma função-chave do departamento de Recursos Humanos é encontrar maneiras de reter os funcionários. Programas de fidelização muitas vezes consistem em formação, desenvolvimento e outros incentivos para manter os funcionários satisfeitos com os seus empregos.
Gestão de benefícios
Gestores de recursos humanos desenvolvem planos de benefícios a empregados e garantem que eles sejam devidamente geridos. Esses benefícios incluem muitas vezes os planos médicos, odontológicos, poupança e aposentadoria, tempo flexível, tempo de férias, reembolso de matrícula e treinamento avançado.
Além dos benefícios dos empregados, o departamento de Recursos Humanos gerencia o desemprego e a elaboração de relatórios e pedidos de indenização do trabalhador.
Leis trabalhistas
Muitas leis governam as maneiras pelas quais os empregadores interagem com os seus funcionários. O departamento de Recursos Humanos controla as alterações destas leis e garante que os padrões sejam cumpridos em conformidade com as mesmas. Algumas das leis trabalhistas mais comuns que afetam os profissionais de RH envolvem salários, discriminação, assédio, saúde e segurança ocupacional. O departamento de RH pode desenvolver programas de formação e medidas para assegurar o cumprimento de relatórios, mas o objetivo geral é o de minimizar a responsabilidade e os litígios resultantes de reivindicações.
Resolução de conflitos
O departamento de Recursos Humanos é o meio pelo qual os empregados podem interpor as suas reclamações sobre o ambiente de trabalho ou interagir com a equipe gerencial. Quando um funcionário traz uma denúncia ao pessoal do RH, a denúncia deve ser investigada e relatada para garantir a conformidade com todas as leis trabalhistas.
Qual é o papel do departamento de recursos humanos em uma empresa?
O papel do RH é de potencializar pessoas, valorizar essas pessoas e dar mais calibre, mais gás nestas pessoas, esse papel que faz um RH inteligente.
...