Recursos Humanos
Por: Anderson Andrade • 11/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 116 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO LOURENÇO- EDUVALE
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO VALE DO SÃO LOURENÇO
ANDERSON ANDRADE DE SOUZA
RECURSOS HUMANOS
JACIARA - MT
2015
ANDERSON ANDRADE DE SOUZA
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
Projeto de pesquisa apresentado a
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
do Vale do São Lourenço – EDUVALE ao
Curso ADMINISTRAÇÃO como exigência
da avaliação parcial para obtenção do
grau de Bacharel. Sob a orientação Prof.
Especialista Renan Trecenti Munhóz.
JACIARA – MT
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 03
- TEMA 04
- DELIMITAÇÃO DO 04
- PROBLEMA 04
5.OBJETIVO 04
5.1. OBJETIVO GERAL 04
5.2. OBJETIVO ESPECÍFICO 04
6. JUSTIFICATIVA 05
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
8. RECURSOS HUMANOS 07
9.OBJETIVOS DA ARH 07
10. O AMBIENTE ORGANIZACIONAL 08
11. METODOLOGIA .08
12. CRONOGRAMA 10
13. CONCLUSÃO 11
14. REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
O especialista em Recursos Humanos tem duas alternativas para estudar as pessoas em uma organização: As pessoas como pessoas (dotadas de características próprias de personalidade e de individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais) e as pessoas como recursos (dotadas de habilidades, capacidade, destrezas e conhecimentos necessários para a tarefa organizacional).
Todas as organizações têm suas regras. No Recrutamento de Pessoal a organização seleciona o candidato qualificado e capaz de ocupar ao cargo vago dentro da organização. No recrutamento as empresas divulgam e oferecem as vagas para o mercado de trabalho, assim, elas atraem os candidatos que serão selecionados para o cargo oferecido pela a empresa. Na Seleção de Pessoal a organização escolhe o candidato que tenha a capacidade e a eficiência de ocupar o cargo vago oferecido pela a empresa.
2. TEMA
Recursos Humanos
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Recrutamento e Seleção de Pessoal
4. PROBLEMA
O Recrutamento e Seleção de Pessoal continuam marcando presença em todas as organizações. Analisando o Recrutamento e a Seleção que são dois passos importantes que um indivíduo deve passar para obter sua vaga pretendida dentro da organização. Será que prejudica, permanentemente, a autoestima do indivíduo ao saber dos requisitos para o cargo vago na empresa que ela procura? Mesmo ele o (indivíduo) não tendo todas as experiências que o cargo/empresa demanda?
5. OBJETIVO
5.1 OBJETIVO GERAL
Investigar nas organizações na área de Recursos Humanos se no Recrutamento e Seleção de Pessoal continuam exigindo qualificações, experiências e eficiência do indivíduo para o cargo pretendido, ou se as organizações contratariam o indivíduo, mesmo sem experiência, sendo assim, treinava o indivíduo para o cargo pretendido
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os perfis de cada indivíduo e suas experiências profissionais anteriores;
- Identificar a demanda, as exigências e requisitos da empresa para o cargo pretendido;
- Apresentar as principais teorias no contrato de emprego;
- Analisar o tempo de experiência do indivíduo contratado pela empresa, se ele cumpre a demanda do cargo e da empresa, para saber se o indivíduo é eficiente ou não.
- JUSTIFICATIVA
O presente trabalho é sobre Recursos Humanos, de acordo com pesquisas e leituras realizadas em livros com o tema da mesma, as empresas estão exigindo cada vez mais eficiências do indivíduo que está à procura de emprego no mercado de trabalho. No meu ponto de vista pessoal, o tema Recursos Humanos é muito importante para mim, porque é uma área que pretendo conhecer mais, estudar o campo profissional e se possível trabalhar no ramo. É um cargo que exige que a pessoa seja muito competente, por isso eu quero me aprofundar mais nesse tema e fazer uma pós-graduação em RH e fazer concursos públicos em Administração.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A expressão Recursos Humanos refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis no sentido de dinamizar os recursos organizacionais. De um lado, as pessoas passam gran-de parte de seu tempo trabalhando em organizações e, de outro, estas reque-rem pessoas para suas atividades e operações da mesma forma que reque- rem recursos financeiros, materiais e tecnológicos”.( CHIAVENATO, 2009. pág. 02).
Conforme alguns autores, a Administração tem várias etapas dentro da área de Recursos Humanos, como:
- RECRUTAMENTO DE PESSOAL- “Recrutar significa chamar, atrair, ir ao encontro de pessoas que possuam, pelo menos, qualidades mínimas capazes de satisfazerem às necessidades dos presumíveis cargos vagos ou criados na empresa”.
- SELEÇÃO DE PESSOAL- “Seleção consiste na escolha dos indivíduos capazes para os trabalhos a serem realizados. Valendo-se das técnicas que
- lhe são próprias para o estudo das “qualidades” possuídas pelo indivíduo e os “requisitos” exigidos para o cargo, a seleção procura escolher o homem certo para o lugar certo”.(FERREIRA,1986. Pg. 296).
- DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS- “Descrição de cargos é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os demais cargos existentes na organização”. “Feita a descrição, segue-se a análise de cargos. Identificado o conteúdo do cargo (aspectos intrínsecos), o passo seguinte é analisar o cargo em relação aos requisitos que ele impõe ao seu ocupante (aspectos extrínsecos)”.(CHIAVENATO, 2009. pg. 230).
- CAPACITAÇÃO- “Capacidade é a habilidade atual da pessoa em determinada atividade ou comportamento. Ela é adquirida do desenvolvimento de uma aptidão preexistente por meio do treinamento ou da prática ou exercício. Assim, a capacidade está plenamente disponível e pronta para ser utilizada pela pessoa em suas atividades. É a habilidade atual da pessoa”.(CHIAVENATO, 2009. pg. 188).
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO- “A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, a excelência, as qualidades de algumas pessoas”.(CHIAVENATO, 2009. pg. 247).
- DESLIGAMENTO- “Cessa o vínculo quando o empregado se desliga da empresa, por dispensa ou demissão, aposentadoria ou morte. A dispensa ou demissão dar-se-à por iniciativa da própria empresa, ou a pedido do empregado”.(FERREIRA, 1986. Pg. 94).
8. RECURSOS HUMANOS
O Recursos Humanos é uma área que está relacionada à pessoas, mas também quem for nela trabalhar vai lidar com tecnologias como (computador, internet), vai ter que se adaptar ao clima organizacional e emocional da empresa, processos internos e externos. O RH é conhecido também como ARH (ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS), na prática e na teoria, nada muda. Podemos considerar que o RH é o primeiro passo e etapa para um indivíduo poder trabalhar dentro de uma organização.
9- OBJETIVOS DA ARH
...