Recursos Humanos e sua Organização
Por: Jayme Oliveira • 26/5/2019 • Artigo • 1.862 Palavras (8 Páginas) • 136 Visualizações
Centro Superior de Estudos de Manhuaçu LTDA
Centro Universitário UniFacig
Disciplina: Administração de Recursos
Humanos I
Nomes: Jayme Alves de Oliveira
Leydmara Santos Lannes
Ruliver Lucio Santana da Matta
Olívia Bittencourt Nolasco Leite
Resumo:
Palavras-Chaves: Planejamento; Organização; Recursos Humanos; Benefícios.
1 Introdução
O tema em questão de Recursos Humanos é muito discutido hoje em dia dentro da área de Administração e fora também. Por exemplo, temos a área dentro da empresa que abrange todos os tópicos para uma organização em si. Seja positivamente ou negativamente, sempre está presente, dependendo de como cada organização vai lidar.
O texto traz artigos que falam especificamente como a empresa trabalha de determinada forma e como o Recursos Humanos e sua organização lida com tudo durante o dia. Se a empresa vai mal ou se ela vai bem, como os funcionários são tratados, como é a liderança dentro da empresa, como são feitas as regras de RH.
Diante disso, o estudo se torna de grande importância, pois sem a área de Recursos Humanos, “não existiria” uma determinada regra, ou até mesmo como saber cuidar do cargo e de uma empresa tão grande. Traz também conhecimento para tais organizações, pois só assim elas poderão contribuir de uma forma que seria boa para a empresa, ajudando em um desenvolvimento para dentro e fora da área.
O estudo tem como objetivo nos dizer como é o diagnostico dentro de uma empresa, como o planejamento é feito, qual a estratégia usada para um melhor desempenho e como o setor pode ajudar as organizações crescerem cada vez mais e mais. Sendo assim, tendo um sucesso ainda maior. Tem como objetivo também: analisar e descrever como a empresa trabalha sob pressão. Como são feitos os pagamentos dos funcionários, como é o convívio entre eles, descrevendo de forma específica como cada um se comporta dentro do setor de Recursos Humanos.
Ao longo do tempo a Administração se tornou um aspecto comum em todas as áreas, em todo o tipo de trabalho, tornando-se um ponto positivo no curso. O RH vem sofrendo constantes mudanças, as pessoas e as organizações, tanto quanto os funcionários e empresários, precisam estar atentos a todo o tipo de processo. Como o comportamento organizacional vem crescendo bastante, eles precisam adaptar-se a essas novas mudanças, para que se tenha um resultado ainda melhor.
A base utilizada para a elaboração do trabalho, foi baseado em artigos, livros de pesquisas, entre outros sites também, como, Spell, google acadêmico. Referências que nos ajudam a falar sobre o assunto dentro de uma organização.
Segundo Lakatos e Marconi (1991, p.1), para alcançar tal objetivo, pretende-se fazer uma descrição bem detalhada desse gênero. Para tanto, primeiramente, ir-se-á fazer a conceituação, caracterização, histórico e classificação do gênero artigo científico; em segundo lugar, far-se-á a descrição de superestrutura dos artigos científicos, ou seja, da construção composicional.
Já para Para Marcantonio (1993), “Os artigos científicos são resultados de estudos completos de um dado objeto de pesquisa. Não chegam a constituir-se em matéria para dissertações, teses ou livros. Apresentam as pesquisas realizadas e são publicados em revistas ou periódicos especializados”
2 Desenvolvimento
2.1 Recursos Humanos e sua Organização
A área de recursos humanos é uma das partes mais importantes de qualquer empresa que deseja ter sucesso. O RH é responsável por gerir os relacionamentos internos, realizar o processo de recrutamento e colocar pessoas qualificada dentro da organização. Devido essas responsabilidades, o setor de Recursos Humanos tem uma missão estratégica dentro das empresas. Os resultados da empresa, ficam comprometidos, caso o setor não tenha sucesso no recrutamento e seleção de talentos.
O RH abrange várias partes de planejamento, que consiste em: auxiliar as empresas na identificação e análise das necessidades de seu departamento de gestão de pessoas. Para elaborar o seu planejamento de RH e potencializar os resultados alcançados se torna fundamental atender exigências e entender alguns conceitos básicos.
A empresa entrevistada atua no mercado à cerca de 8 anos e resolveu nos dar informações relacionadas ao setor de RH. Perguntamos se poderia nos dar algumas informações sobre o setor, e assim especificar detalhadamente algumas das funções da empresa. Assim sendo: “Todos os pagamentos dos funcionários novos, abrir uma conta no banco fica um pouco difícil, assim, faço uma planilha de ambos os casos, banco e dinheiro na mão”. Foi perguntado também, o que era determinado para tal funcionário da área e o que fazia. “Faço cadastro pessoal, responsável pela área de RH, registo de ponto eletrônico, advertências, planilhas de descontos gerais.”
Na visão de Ivancevich (2008, p. 4) a gestão de recursos humanos é obviamente é necessária em qualquer organização. Seu foco central são as pessoas; Clãs são mecanismo vital da organização. Sem elas, não há razão para a existência dos sistemas informatizados, planos de compensação, declarações de intenções, programas, planejamento estratégico ou procedimento.
As pessoas e as organizações não nasceram ligadas ou juntas. As organizações escolhem as pessoas que desejam como funcionários, e as pessoas escolhem as organizações nas quais pretendem trabalhar e aplicar seus esforços e competências. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores e circunstâncias. No entanto, para que essa relação seja possível, é necessário que as organizações comuniquem e divulguem as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento.
Este é o papel do recrutamento: divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características. Pelo recrutamento, a organização – que também faz parte do MT – sinaliza para o mercado de RH – a oferta de oportunidades de emprego. Genericamente, o recrutamento funciona como uma ponte de ligação entre o MT e o mercado de RH. (Chiavenato, pág. 93 e 94, 2014)
Perguntamos a empresa entrevista com era o seu recrutamento e foi dito que os currículos eram entregues ou em mãos na portaria ou enviados para o e-mail da empresa, depois que selecionados, eram feito uma pequena entrevista e logo após um teste psicológico. Após essas etapas, o próprio diretor da empresa faria uma entrevista e já lhe dava a resposta se havia sido aprovado ou não.
...