Recursos humanos
Por: gaabriels • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 143 Visualizações
Há varias definições de planejamento:
- Planejar é decidir o que farei agora e o que farei depois;
- Articulação entre o que pensamos e o que fazemos;
- Levantamento e ordenação de atividades e recursos que devem ser seguidos para atingir o objetivo traçado;
(Retirados do dicionário informal)
Segundo Roberto Shinyashiki, temos que ter um planejamento estratégico, sabendo enxergar o futuro antes de todos para não perder as coisas que valorizamos.
Para ele, ter visão é ver além dos problemas e das dificuldades. É saber e ter em mente que nem tudo na vida, é só ameaças e sim oportunidades para nos tornarmos cada vez mais especiais. Um empreendedor sabe que existem dois pontos. Um é o presente e o outro o futuro. E para chegarmos bem no futuro, e o conquista-lo temos que vencer a batalha do presente.
Ele fala que um empreendedor não se acomoda com o sucesso de hoje. Na verdade ele se planeja para o fracasso que pode vir no futuro. A visão faz com que o individuo esteja sempre em alerta, vendo como o mundo poderia ser.
O autor cita a historia onde um rapaz esta andando pela rua, triste por ter sido demitido e quando viu crianças numa piscina e também um escorregador. Ele juntou uma criação que divertia as pessoas com a sua ideia, e quando outros veriam como apenas um escorregador normal ao lado de uma piscina, ele consegue enxergar um parque aquático.
Ele deu uma sugestão para desenvolver o espirito empreendedor. Ele diz que temos que dar asas a criatividade, imaginando serviços que poderiam melhorar a vida das pessoas assim é que nasce uma grande ideia que se torna em grande empresa e um ótimo investimento.
Já para Paulo Barreto dos Santos explica que a globalização é um fenômeno no mundo dos negocio, imprevisível e irresistível, e para se tornamos um profissional do futuro temos que estar atualizado e conectado nela 24 horas por dia, pois a cada momento vem uma novidade. Para ter uma brilhante carreira o individuo tem que estudar e se empenhar bastante nesse mercado de trabalho.
Paulo comenta que as organizações exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição do aprendizado de novas habilidades para a realização de novos trabalhos.
Em uma pesquisa, mostra-se o perfil da nova geração de executivos brasileiro: esta verdadeiramente preocupado com a qualidade de vida e quer mais tempo para a dedicação do serviço exigindo maiores desafios e maiores riscos, não se incomoda em ficar muito mais tem dentro do escritório desde que traga bons resultados, ele gosta do poder mais trata igualmente a faxineira ate o dono da firma, não tem a lealdade com a empresa, se empenha para o seu sucesso, não admite ficar muito tempo fazendo o mesmo trabalho, é consumista mais planeja o que vai comprar, quer uma vida independente mais acaba se esquecendo por causa do trabalho, vive em um mundo globalizado e quer dinheiro, entre outras características.
O autor também identifica que o administrador de hoje, é bem diferente da geração futura: Ele faz com que as pessoas que estão sob seu comando se sintam felizes pelo seu trabalho, não tem subordinados e sim seguidores, mostra que o interesse dele e o mesmo da de seus funcionários, transmite segurança, lealdade, confiança, justiça, faz com que as pessoas se sintam a vontade a falar, suas atitudes e decisões são transparentes, dá o exemplo e não precisa ser infalível mais precisa ter mais acertos do que erros além de mostrar a direção transparente, justa e clara.
(retirado da leitura feita em: Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico de Roberto SHINYASHIKI, e O desafio do administrador do futuro. Artigos.com de Paulo Barreto dos SANTOS).
Planejamento, segundo o dicionário, significa perceber a realidade, avaliando os caminhos construindo um plano para o futuro. É a capacidade de pensar antes agir; capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois; dialética do saber e poder; capacidade de articular pensamento e ação.
...