Recursos humanos
Por: keltavera • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.722 Palavras (15 Páginas) • 157 Visualizações
RESUMO
O Recurso Humano é um acréscimo para organização do ambiente interno e externo devido controle utilizado para obter uma visão ampla da realidade da empresa, fornecendo informações para uma tomada de decisão.
Trata-se desenvolvimento de habilidades e competências do empregador que tem para com contratação de empregado dentro da organização trazendo melhorias e resultados positivos para o gerenciamento da empresa. Resoluções de grande importância para organização, sendo flexível para se adaptar as novas necessidades do mercado e o avanço de sistema de informações proporcionando o desenvolvimento da empresa.
.
Palavras-chave: planejamento; organização; controle; equilíbrio.
ABSTRACT
The Human Resource is an addition to the organization's internal and external environment due control used to obtain a broad view of the reality of the company, providing information for decision making.
It is the development of skills and competencies that the employer owes to employee hiring within bringing improvements and positive results for the business management organization. Resolutions of great importance to the organization, being flexible to adapt to changing market needs and the advancement of information system providing business development.
.
Keywords: planning; organization; control; balance.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o estudo da estratégia de gestão de pessoas, acompanhando as mudanças e as tendências que estão ocorrendo no mundo e a necessidade de aperfeiçoar e desenvolver estratégias capazes de melhorar a produtividade, e a evolução de produtos serviços e pessoas dentro das organizações.
Balizado nas teorias dos estudiosos da administração e atentos para as peculiaridades de cada organização, buscamos empregar as teorias para elaborar um plano de ação capaz de aumentar significativamente a qualidade e produtividade dentro de uma organização.
A organização escolhida como base para o presente trabalho foi a Copagaz AS, uma das empresas que serve de referencial na gestão de pessoas no Brasil. Observamos na organização escolhida, possibilidade de métodos, que se fossem aplicados iriam gerar mudanças positivas na organização.
Pois é pela correta gestão dos recursos humanos e materiais, que se obtém o desenvolvimento das organizações.
GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
O movimento holístico na Gestão de Pessoas. Com a abordagem sistêmica, a velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, mas no trabalho conjunto feito em equipes autônomas e multidisciplinares.
Filme Tempos Modernos
No filme tempos modernos, o modelo de industrialização da época era o operário sendo oprimido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias subversivas, as pessoas passavam boa parte de sua vida trabalhando dentro da organização.
A seleção dos operários era feita através da avaliação de sua força para realizar com rapidez a sua função, os trabalhos eram realizados de forma braçal, num ritmo de trabalho intenso e cansativo, visando apenas a produtividade, eram considerados homens econômicos.
Eram constantemente controlados através de câmeras ou até mesmo por outros subordinados ligados diretamente a presidência da empresa trabalhava sobre pressão não tinham participação nos lucros da empresa. As condições de alimentação eram precárias, pois não existia um local especifico para o trabalhador realizar suas refeições de forma higiênica e humana.
As empresas consideravam que os funcionários eram apenas parte das máquinas, não havia valorização de talentos, era pago apenas para desempenhar sua função, dessa forma o trabalhador enxergava a empresa apenas como fonte de renda pois eram forçados a desempenhar as mesmas funções de forma repetitiva, a remuneração salarial dos funcionários eram muito baixas e não tinham nenhum benefício ou amparo trabalhista.
O filme mostra o início das organizações dos sindicatos, onde os trabalhadores começaram a se reunir para reivindicar seus direitos, através de greves e movimentos organizados onde a divulgação de ideias socialistas começaram a surgir, defendendo a classe trabalhadora.
A Moderna Gestão de Pessoas
A Moderna gestão de pessoa é formada por pessoas e organização, as pessoas dependem da organização nas quais trabalha para atingir seus objetivos pessoais e individuais, a capacidade da empresa em desenvolver e utilizar as habilidades intelectuais. A gestão de pessoas depende de vários aspectos, como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.
Nos dias de hoje as pessoas são vistas como parceiras das organizações, estão ampliando suas visão e atuação, através de seus conhecimentos, capacidade, habilidades ,competência e inteligência, as organizações estão valorizando tais atributos e passaram a valorizá-los não como apenas seus funcionários, mas como colaboradores, que contribuem para o desenvolvimento e sucesso das organizações, pois pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal.
A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
-As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
-As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
-As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios).
...