TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre Senso Comum e Ciência

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 3

Relação entre Senso Comum e Ciência

     Após alguns estudos e pesquisas diz-se que a ciência é um aprimoramento do que se aprende no decorrer da vida. Segundo “Rubens Alves” é um aperfeiçoamento do senso comum.

     As pessoas vão formando suas opiniões , criando suas verdades através da cultura que lhes fora apresentada através, principalmente, de seus pais, e também através dos ensinamentos de tudo aquilo que vê e se começa a praticar com o passar dos dias criando o senso comum..

     De acordo com o que cada indivíduo faz, sua maneira de agir, modo de ver as coisas, de pensar sobre tudo aquilo que se deseja fazer, leva-se tudo isso em consideração na hora de seu aperfeiçoamento, de seu crescimento, estudar mais a fundo o que se escolheu para seguir como profissão ou como modo de vida. Se especializando em algo mais específico, com uma visão cada vez mais profunda de um determinado assunto. Formando assim, o pensamento científico.

     A ciência faz com que isso aconteça, a cada dia são formados em universidades, laboratórios e empresas novos grupos de pesquisa, com objetivo da procura do desenvolvimento e evolução de algo novo, como a pesquisa de medicamentos para o tratamento de doenças, novas tecnologias para inserirem no mercado, em busca de progresso, chegar num ponto mais elevado. Não tornam esses especialistas mais ou menos inteligentes ou sábios do que as outras pessoas e sim aperfeiçoados em um determinado assunto, visto que uma pessoa  pode ser sábia em um assunto e ser leiga em outro.

     Muitos cientistas formados e especializados, em prol de suas pesquisas vão a lugares não conhecidos por eles e necessitam, no entanto do saber de outras pessoas para guia-los, conhecimento esse adquirida por gerações através da cultura.

     Hoje com novas tecnologias o senso comum adotado desde o princípio dos tempos como única forma de conhecimento e sabedoria vem sendo deixado um pouco de lado, somos impressionados pelo crescimento e evolução da ciência. Vemos o avanço científico a cada dia mais exposto à sociedade mostrando através da mídia a autoridade que o cientista impõe perante todos nós.      

     Vejo as imagens da ciência e dos cientistas na televisão.[...] elas são eficientes para desencadear decisões e comportamentos.[...] cientista tem autoridade, sabe sobre o que está falando e os outros devem ouvi-lo e obedecer-lhe.[...] O cientista virou um mito. E todo mundo é perigoso, por que induz o comportamento e inibe o pensamento. (ALVEZ 2003, 9-10)

     Desta forma podemos concluir que, existem dois notórios tipos de sabedoria, uma com características adquiridas com seus pais e outras pessoas de seu convívio através de culturas anteriores a seu tempo(senso comum), e outra adquirida com a especialização em algo, foco em uma determinada coisa específica, levando o indivíduo a cometer cada vez mais um número menor de erros e assim evitando os exageros.

REFERENCIAS

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 2003.

EM Lakatos, M de Andrade Marconi – 1991. Acesso em 07/02/2014 às 20:00hs. 

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com