Relatório "O Que Nos Faz Sentir Bem em Nosso Trabalho?" - De Dan Ariely
Por: luanaa.lisboa • 10/10/2023 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
De acordo com a colocação do economista comportamental Dan Ariely, em seu livro “o que nos motiva:”, com ênfase em motivação sobre o que fazemos e o que esperaríamos em troca. É abordado a destruição para motivar, o ato em sentir prazer ao fazermos algo nós mesmos, e em diferentes tipos de recompensas o que de fato se altera. O interessante é a forma em que Ariely define motivação, em uma condição de estar empenhado a agir e trabalhar, estar positivamente engajado em completar uma tarefa.
Ariely estudou vários casos dentro das organizações, isso, para entender a definição precisa da motivação humana. Um de seus exemplos, após observar alguns grupos de pessoas depois de terem realizados tarefas, o grupo que viam seu trabalho sendo destruídos em sua frente, vaziam o mesmo de modo relaxadamente. Ele ainda argumenta que as consequências externas importam, ou seja, a forma em que o trabalho é feito, quanto mais perfeito, mas estamos motivados a conquistar objetivos pessoais.
O experimento em que Ariely convida os três grupos de pessoas a serem analisadas, fazendo o trabalho em papel, foi o que mais me chamou atenção, pois, o grupo que recebia dinheiro continuava fazendo sua atividade normalmente, enquanto o grupo que viu seu trabalho sendo destruído na sua frente, perdeu sua total motivação, onde não realizavam de forma perfeita a atividade e sim de modo relaxado, já que não era valorizado os seus esforços.
Atualmente dentro dos contextos em que vivemos, é necessário o superior imediato, supervisionar e elogiar o desempenho de seus colaboradores, tanto quanto, no caso de incompetência, chamar a atenção e alinhar os pontos em que precisam ser trabalhados para que haja o equilíbrio e desenvolvimento preciso entre as organizações e seus colaboradores. No entanto, o reconhecimento e a recompensa para o funcionário é o que motiva os colaboradores, dando em troca prêmios, aumento de salários e elogios em público. Outro
fator interessante é a motivação para oportunidades de crescimento e desenvolvimento, sabendo que terão oportunidade de aprender novas habilidades, avançar em suas carreiras e assumir novas responsabilidades.
...