Relatório de Atividade Experimental
Por: Rayane Ruas • 9/8/2018 • Monografia • 300 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – CAMPUS ILHÉUS
Relatório de Atividade Experimental
Itabuna – BA
Julho - 2018
Introdução
Este trabalho possui como objetivo apresentar os resultados e relatar a atividade experimental química desenvolvida em sala de aula sob a orientação do Prof. Dr. Glauber Gonçalves. Será mostrado algumas das propriedades químicas presentes no sangue de boi.
A atividade experimental consistia em analisar um determinado líquido e observar suas propriedades físicas, e reações ao entrar em contato com outras substâncias. Escolhemos como objeto de estudo o sangue de boi que encontramos na cantina do colégio.
Primeiro, medimos a temperatura do liquido com a ajuda de um aparelho, o sangue possuía uma temperatura de aproximadamente 22,3 C° levando em consideração o ar-condicionado que estava ligado.
Logo em seguida, calculamos a polarizabilidade das moléculas do sangue de boi, que atingiram α = 0,020 e utilizando um aparelho específico descobrimos que a condutividade elétrica do sangue é 6 814 vs/cm.
Depois da condutividade elétrica, tivemos dificuldade para calcular o PH visto que para calculá-lo, é necessário adicionar um indicador ácido-base e observar a mudança de coloração em função do ph consultando a tabela de cores, porém a coloração avermelhada do sangue é muito forte e pigmentada. Porém, concluímos que o sangue é ácido, atingindo número 6 na tabela.
Calculando a Dureza Total do sangue de boi, tivemos dificuldade novamente em razão da coloração do sangue. Foram necessário 400 gotas da substância química, multiplicado por 6,25 que resultou em 2500 mg/L, ou seja, o sangue de boi é um liquido muito duro.
Cloretos (salinidade): 17 gotas.
Fundamentação Teórica
- Polarizabilidade:
- Condutividade Elétrica:
- Ph:
- Dureza Total:
- Salinidade:
...