Relatório de Prática de Laboratório
Por: thiagovr100 • 19/4/2020 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Prática de Laboratório
| Aluno – Matrícula: Thiago Viana Rodrigues – 5803622 |
Professor: Paulo sergio abreu bonfim. | Prática: Rompimento de Corpo de Prova de Concreto (Compósito Agregado) Data: 26/11/2019 |
Introdução
Curva de Abrahams
A resistência do concreto depende de vários fatores, mas o mais importante é o fator água/cimento (a/c), esta é uma relação do peso de água e o peso do cimento. Quanto menor for este fator maior será a resistência do concreto.
Quem primeiro conheceu esta relação de dependência foi Abrams em seu trabalho que foi publicado em 1919. Abrams demonstrou baseando-se em pesquisas laboratoriais que a resistência do concreto dependia das propriedades da pasta de cimento endurecida, a qual por sua vez, era uma função direta do fator água/cimento (a/c).
A chamada Lei de Abrams é utilizada para a formação da curva de correlação do fator água/cimento (a/c) em função de uma dada resistência a compressão do concreto para uma determinada idade. Para os pré-fabricados de concreto é interessante ter-se estas curvas para as idades de 1, 3, 7 e 28 dias.
Abaixo uma demonstração desta curva de correlação, inclusive com sua fórmula determinada pelo programa.
[pic 2]
Máquina de compressão de 150 TF
A Máquina de compressão tem como propósito realizar de maneira rápida, eficaz e precisa a maioria dos ensaios mecânicos em materiais e produtos. A Máquina Universal de Ensaios pode realizar diversos tipos de ensaios mecânicos como: ensaio de tração, ensaio de micro tração, ensaio de compressão, ensaio de cisalhamento, ensaio de dobramento, ensaio de embutimento, ensaio de flexão, etc. Por sua versatilidade a Máquina Universal de Ensaios é utilizado em diversos tipos de seguimentos como: metalmecânica, construção civil, polímeros, plástico, têxtil, madeira, calçados, médico-odontológico, moveis, automotivo, entre outros.
Procedimento Experimental
Prensa utilizada para pressionar o corpo de prova para que pudesse ser avaliado.
[pic 3]
Ruptura
Ao submetermos o corpo de prova a ruptura ele suportou cerca de 13,79 TF, até que começasse a cisalhar (evidenciar rupturas mostrando que logo poderia despedaçar por inteiro se continuássemos aumentando a pressão), com isso pudemos utilizar a formula: 4/3 x TF(13,79) =18,4 MPA
Concreto e concreto armado
O concreto é um dos materiais mais usado na construção civil, esse material apresenta ótima resistência à compressão, mas pouca resistência à tração. Para melhorar o comportamento em relação a este segundo quesito, é necessário agregar barras de aço ao interior da mistura, constituindo assim o concreto armado. Os dois tipos de concreto possuem função estrutural, podendo ser usados na construção de edifícios, barragens pontes, entre outros.
...