Remuneração Tradicional x Estratégica
Por: Glaubercma • 7/5/2019 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
Remuneração estratégica:
Após a década de 80 as empresas precisaram se atualizar quanto as novas sistemáticas do mercado de trabalho, mudar o sistema de remuneração que era utilizado até então foi uma das saídas encontradas para adaptar-se ao novo mercado de empregos. Os funcionários não apenas receberiam salários como também passariam a receber gratificações/bonificações referentes ao seu esforço para se tornar cada vez mais produtivo.
A ideia é justamente uma mudança de visão, um funcionário mais atuante e melhor remunerado costuma trabalhar mais feliz e de forma mais efetiva para a empresa, assim gera uma melhor produção e influencia diretamente no ânimo dos funcionários ligados a ele.
Incentivos dentro de empresas geram crescimento diretamente proporcional na relação entre funcionário, produção e empresário, tal fato faz com que as empresas passem a investir um pouco mais no processo evolutivo e intelectual da equipe de pessoas que a compõem. Esse investimento afeta radicalmente no sistema empresarial, pois reduz hierarquias e torna o ambiente empresarial mais flexível.
O funcionário no sistema de remuneração estratégica passa a receber seus salários com base em conhecimento, habilidades, competências entre outras formas que podem compor os ganhos salariais, tornando assim um funcionário cada vez mais operacional e produtivo.
Atualmente esse sistema é mais utilizado para gestores de empresas em cargos superiores, como gerentes, supervisores e diretorias.
Remuneração tradicional:
A remuneração tradicional é também chamada de remuneração funcional, baseia-se no plano de cargos e carreiras, ou seja, utiliza-se um sistema de remuneração fixado em contrato inicial o que facilita a montagem de folha salarial, garante a igualdade salarial entre os colaboradores com mesmas funções e define quais a funções e deveres do colaborador no ato da contratação.
Essa ideia se torna viável no mercado para facilitar o trabalho da empresa e gerar uma relação mais amigável quando os funcionários cumprem com suas funções contratuais e os empresários em contrapartida honram com suas obrigações. Seguindo essa ideia temos também uma problemática principalmente ao tratar de empresas de pequeno porte que muitas vezes se utilizam desse sistema e ao mesmo tempo solicita que os funcionários estejam abertos a realizar outras funções que não cabem a função original categorizando muitas vezes desvios de função e acarretando em processos em alguns casos.
Uma forma prática de resolver tal situação seria uma mudança do sistema tradicional para o sistema estratégico, assim conseguira-se uma maior eficiência do funcionário e melhor relação entre trabalho e remuneração.
Referências:
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/remunerao-estratgica/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-financas/o-que-e-remuneracao-funcional-aplicada-gestao/
[pic 1]
CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO
GLAUBER SALES QUINTINO
REMUNERAÇÃO DE PESSOAL: TRADICIONAL X ESTRATÉGIA
PROFESSOR: IREMAR CAMPOS
...