Resenha Crítica de Caso Harvard
Por: rsdourado • 1/9/2020 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 787 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE CUSTOS EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso Harvard
Nome do aluno (a) Rayol Sales Dourado
Trabalho da disciplina Análise de Custos
Tutor: Prof. Claudia Marchioti dos Reis
Belém - PA
2020
ESTUDO DE CASO: BOSTON CHILDREN´S HOSPITAL: MEDINDO CUSTOS DE PACIENTES
O artigo descreve a realidade de um hospital referência no tratamento infantil, que além de ser referência no tratamento, também é referência em pesquisa de doenças raras, possui um grande volume de atendimentos e especialidades médicas e em um momento se sente ameaçado pelo menor preço praticado pela concorrência, assim começa um estudo em busca da apuração de custos dos seus procedimentos mais fidedigna, para conseguir um melhor preço sem perder a qualidade e efetividade do seu tratamento.
O Boston Childrean´s Hospital (BCH) buscava a liderança mundial em saúde infantil. Fornecendo tratamentos variados e de alta qualidade, para todas as crianças do mundo, buscava tratamentos de doenças raras em seu centro de pesquisa, como Wiskott Aldrich (doença sanguínea) e a síndrome do menino da bolha. Em 2011 o BCH foi classificado como melhor hospital pediátrico dos EUA, com nota máxima em algumas especialidades pela U.S News & World Report.
Em 2006, Massachusetts dar início a uma série de reformas, ampliando a cobertura do seguro a saúde para todos os residentes em uma combinação de mandatos e subsídios. Para manter sua principal missão de oferecer tratamento especializado de forma acessível a população, foi iniciado uma série de redução de custos em unidades satélites.
Vários setores do hospital iniciou uma pesquisa e readequação de custos, foi feito um estudo nos valores das consultas, criação de protocolos de atendimentos que ampliou a visão dos diretores e qualidade no atendimento.
Para medir os custos alguns setores do hospital adotaram vários métodos, algumas especialidades utilizavam o RCC (Proporção de Custos e Cobrança), um sistema de custos simples e fácil de ser usado, o RCC assumia os custos proporcional a cobrança. Para outros departamentos era utilizado o sistema com base em Unidades Relativas de Valor RVUs, durante a utilização do RVUs se teve uma abordagem de definição de custos baseada em Atividade Guiada pelo Tempo TDABC.
Com todo o estudo pode-se se melhorar a assistência a saúde e implementação de novos processos que garantiu a qualidade no atendimento e preço competitivo no mercado, pesquisa, novas tecnologias e novos planejamentos de custos, sempre visando manter a qualidade da assistência prestada e a valorização dos profissionais envolvidos no processo.
...