Resenha- Estratégia Competitiva Microeconomia
Por: Franciellen Santana • 19/6/2017 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Resenha- Estratégia Competitiva
A vídeo aula Estratégia Competitiva, mostra de forma singular ministrado pelo professor Michael Porter, as diversas facetas do desenvolvimento de estratégias no mundo empresarial.
Porter acredita que existe 5 forças de competição em ação:
- Rivalidade entre os concorrentes existentes, luta por posição: Saiba quem são seus concorrentes, taxa de crescimento, custo fixo, diferenciação dos concorrentes;
- Poder de Barganha dos Clientes: Diversas opções de serviços e produtos;
- Ameaça de produtos substitutos: Produtos similares, que resolvam o mesmo problema. Ex: fome(arroz/ macarrão), sede(água/suco);
- Poder de barganha dos fornecedores: Altos preços, quando há poucos fornecedores;
- Ameaça de novos entrantes: Novas empresas, novos concorrentes. O quão é fácil entrar no mercado?
A intensidade total das 5 forças, irá determinar se um setor é lucrativo a longo prazo ou não.
O setor farmacêutico por exemplo, é um dos setores mais lucrativos na economia de qualquer país. Pois os clientes não são sensíveis ao preço, a entrada no setor farmacêutico é muito difícil pelo ser muito caro. O poder de barganha dos fornecedores é baixa e os produtos substitutos também. A rivalidade entre os concorrentes é pequena pois os clientes não são sensíveis ao preço, de forma que eles podem manter o preço alto que não haverá mudança na sua lucratividade. Portanto o setor farmacêutico é considerado 5 estrelas. Porém 3 fatores ameaçam a rentabilidade média do setor farmacêutico- o preço, a biotecnologia e os genéricos.
Abordando liderança em custos Porter diz que é preciso “tentar manter os custo baixo e obter vantagem dele”. Os sabonetes Ivory por exemplo até a década de 40 e 50 era um produto diferenciado o que tornava-o mais caro. Porém com as constantes mudanças entre as décadas de 50 e 60, o surgimento de novas marcas diferenciadas, fez com que eles reposicionassem a estratégia do Ivory, que deixou de ser diferenciado e passou a ser líder de custo. Sabonete mais barato que o da concorrência, com a mesma fórmula, versátil e líder de mercado. Mas que com a estratégia de custo torna o Ivory ainda lucrativo.
Dessa forma vemos que é preciso analisar sua empresa, seu produto, seu setor ou seu serviço. Conhecer seus clientes, seus concorrentes e seus fornecedores. E trançar estratégias que visem o crescimento, rentabilidade e lucratividade do seu negócio em um mundo tão globalizado e competitivo.
...