Resenha Nasce um empreendedor
Por: GiovannaSM • 27/5/2018 • Resenha • 780 Palavras (4 Páginas) • 482 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PRINCÍPIOS EMPREENDEDORISMO I
RESENHA
OBRA ANALISADA:
Wollheim, Bob e De Nuccio, Dony. Nasce um empreendedor: dicas, provocações e reflexões para quem quer começar um negócio próprio, 1ª edição, São Paulo, Portfólio Penguin, 2016.
CREDENCIAIS DOS AUTORES
Bob Wollheim se formou em administração de empresas pela FGV-SP e possui mais de vinte anos de experiência no mercado digital, fundou a plataforma youPIX, e é autor, comentarista, voluntário e um dos líderes do universo de empreendedorismo no Brasil.
Dony de Nuccio é graduado em jornalismo pela USP e em economia pelo Mackenzie, com extensão na Brown University e mestrados em economia e finanças na FGV. Além de ser âncora do jornal das dez, da GloboNews, já foi apresentador, comentarista e repórter antes de entrar no mercado financeiro e fechar parceria com grandes nomes para lançar uma série de livros para carreira e finanças pessoais.
OBJETIVO DO AUTOR
O objetivo dos autores nessa obra, é proporcionar uma visão realista sobre o empreendedorismo no Brasil, citando todas as etapas e obstáculos que podem aparecer durante o caminho, da ideia inovadora até sua concretização. Com escrita simples e próxima ao público, cria uma leitura agradável e leve, sem deixar de ser claro e direto na compreensão da complexibilidade de ser um empreendedor.
IDÉIAS CENTRAIS DA OBRA
Capítulo 2 - Primeiros passos, a decisão e as dúvidas
Desde o primeiro parágrafo ele confronta o leitor a se questionar os porquês de ter tomado a decisão de ser um empreendedor, pois deixa claro a importância de estar seguro e decidido para entrar em tal aventura. Com esse intuito, mostra todas as vantagens e privilégios de ter seu próprio negócio, entregando o manche nas mãos do leitor, mas quando o avião começa a decolar ele logo traz a realidade nua e crua sobre o lado que ninguém gosta de pensar, de que se o avião cair a culpa será principalmente sua, e a maioria das pessoas não estão prontas para suportar uma queda dessas. Para não desanimar cita Henry Ford: “Fracasso é a oportunidade de começar de novo, com mais inteligência e vontade redobrada”, e caracteriza um empreendedor como persistente, aquele que cai e já se levanta para tentar novamente.
Começa a próxima etapa mostrando uma direção a se seguir, primeiramente, misturar o que gosta com o que o mercado precisa. Analisando as oportunidades que envolvem seus talentos e a relação entre disrupção e serendipity que trazem mudanças bruscas no mundo empresarial e na forma como as pessoas consomem produtos e serviços. O primeiro degrau dessa alavancada é ser autocrítico, será que ninguém nunca pensou nessa ideia antes ou será que ela já foi analisada e descartada por algum motivo, infelizmente a última opção acontece na maioria das vezes. Então é necessário encontrar um equilíbrio entre a inovação e seu talento, para que as pessoas consigam enxergar a utilidade e a necessidade para o consumo desse novo produto ou serviço inovador.
...