Resenha Tempos Modernos
Por: mikaelastefani66 • 30/3/2019 • Resenha • 652 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
O filme, Tempos Modernos ,faz uma retratação a época da Revolução Industrial , lançado em 1936 preto e branco e mímico, tem duração de uma hora e meia, foi dirigido e encenado por Charles Spencer Chaplin, conhecido como Charlie Chaplin.
Charles Chaplin é um dos grandes nomes da história da sétima arte, foi um ator, dançarino, diretor e produtor inglês. Nasceu em Londres, em 16 de abril de 1889. Começou sua carreira artística ainda na Inglaterra, quando fez pequenas participações no teatro ainda criança. Filho de artistas, Chaplin teve uma infância difícil, em que viu o divórcio dos pais serem seguido por alcoolismo, por parte do pai, e doença, por parte da mãe. Após muita dificuldade, o jovem conseguiu espaço para se apresentar no Music Hall, dando início a sua trajetória de sucesso.
Neste filme conta a história de um operário chamado Carlitos de uma grande fábrica , onde trabalha apertando parafusos e devido tal atividade repetitiva , surgem problemas como stress e perda de noção a ponto de começar a apertar objetos semelhantes aos parafusos como por exemplo botões.Ele é internado em um hospital e após voltar encontra a fábrica fechada e ao passar pela rua encontra um pano vermelho em meio a uma manifestação que faz policiais confundirem-no com um líder do partido comunista levando-o preso. Depois de um tempo ele é solto por ter cooperado impedindo a fuga de um traficante .
Surge um novo personagem a “moça” interpretada por Paulette Goddard uma jovem que por ser pobre rouba comida para dividir com suas duas irmãs mais novas e seu pai que vem a falecer e pra não ser levada a um orfanato como suas irmãs ela foge.Em seguida ao roubar comida , conhece Carlitos porém antes havia sido denunciada, Carlitos tenta assumir o crime por ela mas descobrem o engano. Carlitos se encantou pela moça então fez com que também fosse preso pra estar no mesmo camburão que ela onde os dois conseguem fugir .
Depois de um tempo Carlitos arruma um emprego em uma loja no qual é demitido por dormir no serviço . No entanto , consegue um novo emprego que por arranjar problemas é preso novamente, ao sair a moça o esperava lá fora bem diferente de antes pois estava arrumada já que tinha conseguido um emprego e também havia arrumado um para ele , no qual fez sucesso com sua voz e a moça com sua dança porém a policia aparece querendo levar a moça fazendo com que eles fujam novamente .
Sem dúvidas , os operários são tratados como objetos tendo péssimas condições tanto físicas como psicológicas e além de quase não obterem direitos esses ainda queriam minimizá-los sendo explorados dentro da fábrica como por exemplo em uma das cenas mostram tentativas de invenção de máquinas que ajudem a diminuir o tempo de almoço dos funcionários para que assim tenham mais tempo para produzir mais, visando apenas no lucro . Esta obra faz um critica ao modernismo e a teorias da administração através da industrialização .
De acordo com a administração cientifica que consiste em : separar o “pensar” e o “fazer” , a produtividade depende diretamente da remuneração e que o homem era um mero instrumento de trabalho. Como Taylor o chefe da fábrica em que Carlitos trabalhava estava preocupado apenas em aumentar a produção para satisfazer as demandas não se preocupando com o bem estar dos funcionários realizando movimentos frequentes , repetitivos
...