Resenha Tempos Modernos
Por: Gabriel Soares • 29/5/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 819 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
Gabriel Soares Rodrigues - 147324
Turma: BCAD121NA
RESENHA TEMPOS MODERNOS
Pirapora, Minas Gerais
2021
Gabriel Soares Rodrigues - 147324
Turma: BCAD121NA
RESENHA TEMPOS MODERNOS
Resenha apresentada como um dos instrumentos de avaliação da disciplina Fundamentos da Administração, do 1º período noturno do curso de Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG.
Pirapora, Minas Gerais
2021
TEMPOS MODERNOS
Tempos Modernos. Título original: Modern Times. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. United Artists Films, 1936.
Charles Spencer Chaplin Jr, ator e diretor inglês nascido em 1889, na cidade de Londres, ele é considerado uns dos maiores nomes na área do entretenimento. No ano de 1936 lançou ao mundo o filme Tempos Modernos, o último filme mudo de Chaplin, considerado pela a crítica uns dos melhores filmes de todos os tempos. O filme com duração de 87 minutos mostra a condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30, fazendo uma grande crítica ao modelo capitalista e o modelo industrial.
Os primeiros 25 minutos do filme é retratado o processo de produção segmentado, os operários executam uma única etapa, cada um tendo uma função específica. Mostrando os princípios básicos da Administração Científica de Frederick Taylor, engenheiro nascido em 1856 na cidade de Filadélfia, ele é considerado o pai da administração.
Durante as cenas do filme são mostrados os problemas derivados desse princípio, Chaplin mostra o desgaste físico e emocional dos funcionários provocados pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo de trabalho. Entretanto no filme é retratado com um certo tipo de humor crítico, mas faz nós telespectadores refletirem.
Outro fator mostrado nesse início de filme, são o controle no processo do trabalho dos operários, eles são controlados através do sistema de cartão de ponto e também pelo o circuito interno de TV. Onde em todo momento, os operários eram vigiados tendo apenas pequenos intervalos para o lanche, que ao toque do sino todos os operários tinham que voltar ao ritmo alucinante da produção contínua, além disso o filme mostra os movimentos extremamente predatórios na produção operaria, mostrando também que os burgueses donos das fabricas não tinham solidariedade aos operários envolvidos no processo industrial.
No restante do filme, o filme mescla entre críticas no sistema capitalista e cenas de comedia romântica entre Carlito interpretado por Chaplin e Ellen Peterson que é interpretada pela atriz Paulette Goddard. As críticas no sistema capitalista, vêm nas cenas de desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, mostrando os males de ter uma camada onde muitos ganham pouco e poucos ganham muito.
Atualmente podemos fazer uma comparação entre o filme Tempos Modernos com os dias atuais, pois o modo de produção se tornou rápida pela capacidade tecnológica, mas ainda devemos observar que mesmo que os tempos mudem, as relações de trabalho sempre têm como força a obtenção de lucros e a exploração da mão-de-obra assalariada.
...