Resenha Triade Ciência e Formação Acadêmica
Por: Bruno Amaral Custódio • 14/8/2020 • Resenha • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 878 Visualizações
Universidade, Ciência e formação acadêmica
No capítulo 1 Universidade, Ciência e formação acadêmica do livro de Antônio Joaquim Severino Conhecemos como o processo de conhecimento muda ao se inserir no âmbito universitário, como o universitário tem adquire conhecimento profissional e social.
Trata-se de um capitulo informativo, onde o processo de relação entre ensino, aprendizagem, conhecimento e educação, no âmbito universitário, onde estudantes oriundos do ensino médio passam por um processo de transição de maneiras distintas de adquirir conhecimento, onde o ensino, a pesquisa e a extensão passam a ter grande importância no processo de aquisição de conhecimento e na formação da sociedade.
O capitulo traz três subseções, onde o processo de transição ensino médio para universidade e os objetivos do ensino superior, estão presentes na primeira seção e nos outros dois o foco central é na produção de conhecimento no âmbito universitário e o autor coloca como o processo de conhecimento está totalmente ligado ao ensino, pesquisa e extensão no decorrer das outras duas seções, além do fato de que no Brasil esse sistema não é utilizado na maioria das universidades.
A primeira seção, Educação superior como formação cientifica, profissional e política, é abordado uma mudança no processo de aprendizagem nos processos de ensino e os objetivos do ensino superior em comparação com o ensino médio, onde a Universidade em seu sentido mais profundo destina-se a prestar serviço à sociedade a que ela se encontra através do conhecimento. A também a primeira visão sobre ensino pesquisa e extensão no âmbito das Universidades brasileiras e como eles se articulam, nesta seção a pesquisa é assumida como um fator de maior importante, pois só através da pesquisa se pode desenvolver o ensino e a extensão.
Já na segunda seção A produção do conhecimento como construção do objeto tem como foco mostrar como a pesquisa é formadora de conhecimento e que através dela a atividade de ensinar e aprender é possível, onde ensinar e aprender é igual a conhecer, conhecer igual a construir o objeto, construir o objeto igual a pesquisa e pesquisar igual a abordar o objeto em suas fontes primarias. Ele coloca que na universidade o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não mais assimilado passivamente, sendo assim o processo de pesquisa se torna um elemento essencial ao processo de aprendizagem, onde o professor precisa dela para ensinar e o aluno para aprender, através da pesquisa o processo de ensino e aprendizagem pode ser eficaz, a capacidade de atender, refletir e analisar serão aguçadas.
A terceira seção Pesquisa, Ensino e Extensão na Universidade, aborda os três temas no âmbito da Universidade, trazendo a suma importância da pesquisa, ensino e extensão e como eles estão correlacionados e precisam estar atuando junto a fim da sociedade se beneficiar e os que compõe a Universidade também tenham benefícios educacionais, tanto na formação de um profissional como de um cidadão. Muitas universidades se dedicam somente ao ensino, o autor traz isso como sendo uma falha, onde só essa pratica limita as informações que são passadas de maneira fragmentada. O autor coloca como um dos principais pontos da não efetividade das universidades o fato do conhecimento ser tratado como um produto não como um processo.
A pesquisa é colocada como uma fonte que propiciaria as universidades uma relevância e uma efetividade maior sobre seu ensino, trazendo assim uma maior eficácia ao processo de aprendizagem, mas não só ela é suficiente para colocar o ensino num patamar maior, o autor coloca a importância da pesquisa para que ela torne o aluno investigativo, para que o ensino seja bom é preciso que ele seja instigado a produzir conhecimento.
A extensão também se relaciona a pesquisa, tornando-se importante para a produção de conhecimento, pois a produção deve ter como base os problemas da sociedade, dando assim a pesquisa um objetivo de ser produzida. Sendo assim a extensão é um via que liga a universidade e a sociedade, dando um sentido a pesquisa e transformando-o em conhecimento útil.
...