Resenha da Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Por: gusttttav • 15/9/2020 • Resenha • 339 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
GUSTAVO DE SOUZA SANTOS
RESENHA
Teoria da Burocraria
Goiânia, Goiás
2019
GUSTAVO DE SOUZA SANTOS
RESENHA
Teoria da Burocraria
Resenha apresentada à Universidade Federal de Goiás como parte das exigências solicitadas por orientadora.
Orientador: Prof. Gabriela.
Goiânia, Goiás
2019
INTRODUÇÃO
A seguir, iniciarei uma resenha suscinta, relacionada à Teoria da Burocracia, que nos foi apresentada em sala de aula durante exposição realizada pela Professora Gabriela.
RESENHA
A Teoria da Burocracia foi criada por Max Weber por volta de 1940 e, segundo essa Teoria, as organizações precisariam de um controle mais assertivo e objetivo. Ele então, fez um mapeamento do poder nas empresas e apontou uma nova forma de gestão. A Teoria da Burocracia tem como base, a racionalidade e, determina que todos os meios de trabalho sejam adequados para o alcance dos objetivos organizacionais.
Essa teoria garante então, que, para garantir a eficiência das empresas, precisa-se de um modelo ideal de administração, onde existam cargos formais, hierarquia e responsabilidades bem definidas. Para Weber, as organizações bem-sucedidas são aquelas que atuam de maneira burocrática. Weber também, acreditava que a burocracia poderia trazer uma organização eficiente, criando uma forma impessoal e racional de gerir organizações.
Weber cita ainda: “A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas”.
Segundo a Teoria da Burocracia, sabe-se que uma Organização Burocrática é aquela que detalha todas as tarefas da forma elas devem ser executadas pelos colaboradores. Talvez, isso hoje, seja confundido com um processo que trás lentidão e atrapalha a desenvoltura de atividades. Essa Teoria conseguia indicar a necessidade de escolher os melhores colaboradores pelo mérito pessoal. Hoje, sabe-se
...