Resenha do livro: O poder da Ação, de Paulo Vieira
Por: JonathanSilvava • 8/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 487 Visualizações
[pic 1]
Ministério da Educação
Universidade Federal de Mato Grosso
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Departamento de Administração
TRABALHO SEMINÁRIO TEMÁTICO V
Disciplina: Seminário V
DOCENTE: EBER LUIS CAPISTRANO MARTINS
DISCENTES: DIEGO NEVES DA SILVA, JONATHAN ROBERTO, MATEUS AUGUSTO GARCEZ ROCHA E VITOR SOUZA.
INTRODUÇÃO
Baseado no livro O poder da ação de Paulo Vieira, foram elaboradas algumas perguntas sobre o perfil do empreendedor e quais suas dificuldades, qualidades, pontos fortes, situações onde teve resiliência e ambição para melhorar continuamente e suas demais particularidades. A entrevista foi realizada com o proprietário do Restaurante Alabama, Francisco Sales da Silva, que iniciou seu negócio com o nascimento de seu primeiro filho. Com isso, as responsabilidades aumentaram tendo que enfrentar sua zona de conforto com responsabilidade e competência; encarando seus problemas com maestria e tranquilidade. Possui um foco principal na sua carreira profissional pois através dela consegue alcançar seus objetivos e metas pessoais. Acredita que autoquestionamento e saber ouvir as pessoas é algo fundamental para sua vida e seu desenvolvimento pessoal pois assim estará sempre em um processo contínuo de desenvolvimento e aprimoramento.
DADOS DA EMPRESA
Nome: Restaurante Alabama
Endereço: Av. Ribeirão Preto, 361-505 - Cpa I, Cuiabá - MT, 78055-010
Proprietário: Francisco Sales da Silva; Idade: 58; Escolaridade: Ensino Médio.
CNPJ: 00.148.894/0001-61
RESULTADOS E ANÁLISE CRÍTICA
Com base nas respostas cedidas pelo empreendedor Francisco Sales, podemos concluir que trata-se de uma pessoa proativa, com suas ações, forma de agir e pensar como suas principais ferramentas para desenvolvimento, implantação, controle e comunicação tanto para o lado organizacional quanto para o lado familiar. Saber ouvir e falar é a forma mais utilizada para realizar o feedback, pois uma boa comunicação sempre trará bons resultados. Com amor a profissão, busca constante por desenvolvimento profissional e pessoal, evita lamentações com ocorrências passadas e as toma como aprendizado, para graças a este erro, no futuro consiga ter resiliência nas possíveis contingências do cotidiano pessoal.
Se conclui que o entrevistado possui um visão concisa em relação à zona de conforto, classificando-a como um momento de acomodação e sem busca de crescimento, e quando o mesmo percebeu que se encontrava nela, decidiu fazer algo ( agir), com reflexão em seu posicionamento na família, sentindo a necessidade de fazer algo para sair do tonel (como Paulo Vieira classifica zona de conforto em seu livro). Outro ponto a ser destacado é como o empresário relaciona, em seu planejamento, ações e objetivos, possuindo um caminho já elaborado para atingir tais objetivos, atrelado a um monitoramento, análise de resultados e conhecimento tácito de modo que esteja preparado para tomar decisões.
O entrevistado, Francisco Sales, tem seu foco voltado na vida profissional onde dedica muito tempo a carreira, cerca de 9 horas diárias e apenas uma folga mensal, quando o resultado esperado não é alcançado, o mesmo, considera esse resultado fruto de sua responsabilidade e tomada de decisões no passado, assim, refletindo sobre o que poderia ter feito para alcançar um resultado positivo. Em seu livro, Paulo Vieira cita a regra 10/90 (O que acontece é apenas 10%, mas o que se faz em relação ao que acontece é 90%), uma das respostas de Francisco, no questionário, é completamente coerente com esse conceito : “...procuro pensar mais solução do problema ou da dificuldade do que nas consequências negativas...”. Contudo, pode-se concluir que o empresário é uma pessoa de foco e atitude.
CAPÍTULO I: ACORDE
1- Qual/quais situações ou fatos que marcaram você para tomar uma atitude que mudou sua vida?
R= Nascimento do meu primeiro filho, que me levou a empreender pela primeira vez, e mais tarde mudei de cidade e tive a ideia de abrir o restaurante.
2- Acredita que poderia ter feito algo diferente ou melhor no passado que te beneficiária e que com isso, atualmente sua vida estaria melhor?
R= Sim, me preparado mais intelectualmente.
3- Quais valores você considera mais importantes hierarquicamente no ambiente de trabalho para ter um bom ambiente e um bom desenvolvimento dos membros. Se possível cite o porque dos 3 primeiros.
R= Amor pelo que faz, respeito e ética, o amor pelo que faz considero o mais importante porque acredito que sem isso as pessoas não tenham a capacidade de atingir o desempenho adequado no seu trabalho e se sintam na maioria das ocasiões desmotivadas e infelizes, a ética é relevante na medida em que traz integridade no ambiente de trabalho e visibilidade para a empresa, respeito tem sua relevância por promover o convívio em harmonia entre os indivíduos.
4- Quanto tempo você investe para melhorar sua vida, carreira, saúde, lazer entre outros?
R= Carreira (tempo médio de trabalho diário de trabalho: 9 horas, para o lazer uma folga mensal .
CAPÍTULO II: AJA
5- O que seria uma zona de conforto para você? Você se considera ou já considerou-se nela? Comente:
R= Para mim significa um momento em que alguém se acomoda de algum modo e não procura a mudança/crescimento, não me considero atualmente, mas no passado, me recordo de ter passado um tempo na zona de conforto, mas chegou um momento em que através da minha família percebi a necessidade de fazer algo evolutivo, de dar um passo adiante na minha vida junto da deles.
6- Quando falha em algum objetivo, você procura trazer para si a responsabilidade ou procura alguma justificativa?
R= Analiso e procuro pensar no que poderia ter feito de diferente para ter alcançado o resultado positivo.
CAPÍTULO III: AUTORRESPONSABILIZE-SE
7- Acredita em sorte ou que o esforço árduo, a determinação e o foco são fatores para o sucesso tanto profissional quanto familiar. Justifique sua resposta.
R= Acredito que só o esforço árduo, a determinação e o foco, pois estes são fundamentais para atingir um desempenho de excelência e ter sucesso na vida profissional e familiar, pois tenho ciência que assim tenho a direção da minha vida e contar com a sorte é algo de altíssimo de risco.
...