TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre “Lideranças em obras”

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL

ALEXSANDER ADRIANO DYBAS

Resenha sobre

“Lideranças em obras”

CURITIBA

2018

RESENHA SOBRE LIDERANÇA EM OBRAS

A resenha aqui descrita é com base em dois textos de web site: “Saiba como liderar equipes na construção civil e evitar problemas” e “Comunicação na obra: Como gerenciar equipes de construção civil”.

O texto informativo “Saiba como liderar equipes na construção civil e evitar problemas” e “Comunicação na obra: Como gerenciar equipes de construção civil” trazem tópicos de gerenciamento de equipes voltados para os gestores de execução de obras. O Primeiro texto apresenta em sua estrutura os tópicos; inspire a equipe, comunicação eficiente, invista em capacitação, administre os conflitos e considerações finais. O segundo com tópicos; tenha um bom planejamento, faça reuniões periódicas, mantenha seu time motivado, preocupe-se pessoalmente com todos e estimule a amizades.

O conteúdo do texto “Saiba como liderar equipes na construção civil e evitar problemas” o autor se preocupa em expor a importância da liderança na execução e gerenciamento em uma obra, o seu principal foco é a gestão de pessoas. Na opinião do autor se seguidos; o trabalho em equipe, motivação, comunicação, capacitação e administração dos conflitos. É possível se evitar problemas no canteiro de obra, ou seja, tudo fluir naturalmente. Porém ao se tratar de seres humanos com cada individuo com seus problemas, sentimentos, dificuldades e etc. é possível notar que não existe “receitas prontas” para a construção civil que é diferente de outros segmentos da economia, por se tratar de obras que tem prazos de execução que por diversos fatores podem sofrem alterações, cada dia da obra é uma nova forma de gestão pessoal, diferente do que o autor trata como solução de evitar problemas, eles existe e cabem ao engenheiro solucionar.      

A ideia de “Comunicação na obra: Como gerenciar equipes de construção civil” mostra que o ambiente da construção civil é um ambiente de difícil comunicação e estresse. O autor destaca que essas adversidades podem prejudicar a qualidade do serviço, ou seja, ao melhorar a comunicação os resultados aparecem. O seu principal foco é na gestão da qualidade da equipe envolvida na obra e constante reuniões, motivação, preocupação com a equipe e afeto. Ao se ler o texto do autor parece que os ensinamentos não são voltados para a construção civil, mas para um ramo de vendas ou negócios. O modelo de gestão não é compatível com o que é encontrado atualmente na construção civil, alguns modelos como preocupa-se com todos e fazer amizades varia de individuo para individuo não tem como priorizar isso em uma construção civil que existe uma rotatividade grande de pessoal.

Ambos os textos são adaptados com ideia de modelos de gestão e lideranças que foram espelhadas de outros segmentos diferente da construção civil, os autores defendem um modelo de liderança liberal ou democrático. É incompreensível afirmar que os autores estão corretos em suas opiniões, algumas ideias podem ser empregadas na construção civil, outras ideias levam a dúvidas se realmente funciona em um ambiente de obra. Na minha opinião o estilo de liderança na construção civil deve ser escolhido pelo gestor ao que se melhor se adapta ao momento e equipe, não se deve escolher só um estilho de liderança, mas testar um ou mais, isto é, dependo do tipo de equipe e qualificação pessoal uma liderança poderá ser diferente em resultados ou não, por esses motivos é necessário testar ao que melhor se adapta para o gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com