Responsabilidae social
Por: Rafael Mendonça • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
NOME | Rafael Mendonça Felix |
RA | 8073887535 |
Atividade de Autodesenvolvimento
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]
Agenda 21 pessoal
Coleta seletiva: Separar os materiais recicláveis do lixo orgânico, destinando ao reaproveitamento desses materias, contribuindo com o meio ambiente e gerando renda a milhares de pessoas.
Economizar água: Evitar o desperdício, retirar vazamentos de torneiras, banhos mais rápidos, utilizar acessórios e equipamentos que diminuem a vazão em torneiras e mangueiras, conscientizar as pessoas sobre a falta da agua. Esses são poucas ações que contribuem diretamente com a economia de agua. Pois a mesma ainda é de grande proporção, especificamente no Brasil, mas pode se tornar um recurso não renovável, ou seja, um dia poderá se extinguir.
Preservar a nossa fauna e flora: Evitar o excesso de agrotóxicos em lavouras, não comprar ou apreender animais silvestres, abster-se de fazer pesca ilegal além de diminuir a população dos mesmos, é uma atitude determinada por lei como crime ambiental. Evitar expelir poluentes na atmosfera, fazendo o possível para reduzir o trafego de carros.
Evitar descarte de óleo em ralos: Descarte do produto no lixo ou na pia traz graves consequências para o meio ambiente, o despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes, a solução para esse problema não existe mais pode ser evitado e coletando o óleo em recipientes, doando a empresas que façam a reutilização do óleo.
Economizar energia elétrica: O aumento do consumo de energia elétrica, em razão do consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mas causam enormes impactos ambientais, em virtude da quantidade de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica. Podemos ajudar a combater o desperdício. Economizando energia elétrica, ajudamos a preservar o meio ambiente, ampliamos o tempo de vida dos recursos não renováveis e adiamos a construção de usinas e a implantação de novas linhas de transmissão. Algumas pequenas mudanças de hábito e atitudes que fazem a diferença. Se possível, não use aparelhos elétricos durante o horário de pico, evitar deixar os equipamentos em stand-by. Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados; evite o uso de benjamins; para o aquecimento de água dê preferência aos aquecedores solares, evite acender lâmpadas durante o dia ou ambientes desocupados. Use melhor a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas. É importante lembra que evitar o desperdício além da economia na conta de luz, você estará ajudando a preservar o meio ambiente.
Utilizar veículos de transportes limpos: Carros são responsáveis por 90% da poluição do ar nas cidades, a poluição do ar é uma das grandes causadoras de mortes no mundo, e o carro é o principal responsável por isso, mais preocupante é que a frota continua crescendo no mundo, enquanto os investimentos na produção de combustíveis limpos não seguem no mesmo ritmo. Para minimizar os impactos o uso de ônibus coletivos é uma boa opção para o deslocamento ao trabalho, lugares públicos, podemos utilizar de forma limpa de se locomover o uso das bicicletas, que além de não poluir o ar fazemos um bem a nossa saúde e disposição.
Jogue menos comida fora: Aproveitar talos, cascas e restos em receitas nutritivas. Restos de comida representam 60% do lixo que vem dos lares brasileiros, e sua decomposição resulta na produção de gás metano, ligado ao efeito estufa.
Reaproveitar a agua da chuva: Construir coletores em telhados e calhas é bem mais fácil do que se pensa. Podemos usá-la para regar o jardim, lavar a calçada ou até mesmo para dar descarga no banheiro.
Utilizar papel reciclado: Para fabricar 1 tonelada de papel virgem, são necessários dezessete árvores e 26 000 litros de água a mais do que o exigido para fazer papel reciclado. Além disso, o cloro, que algumas empresas ainda utilizam no processo de branqueamento do papel virgem, resulta na liberação, no meio ambiente, de dioxina, substância altamente tóxica. Podemos contribui com o meio ambiente usando papeis reciclados.
...