Resumo Gestão de Pessoas
Por: Naoami • 23/11/2019 • Resenha • 2.173 Palavras (9 Páginas) • 395 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Nesse trabalho irei abordar os principais conceitos da gestão de pessoas, sua importância, as principais ferramentas, como utilizá-la ao estar responsável pelo departamento no dia a dia. Frisando o desafio que é lidar com pessoas em posições diferentes, vindo de criações opostas, uma grande variedade de tipos de crenças limitantes e costumes, porém todas querendo ou não tendo que trabalhar em uma organização que busca um único objetivo para todos. Por isso dentro de todos os pilares envolvidos, gerir pessoas vai muito mais além, entendo isso como trabalhar em pró de manter todos satisfeitos e seu máximo, motivados, lutando em busca de um bem comum, de forma que nesta troca haja aprendizado mutuo. Pensando muito além de contextos, vale lembrar que que a maioria dos brasileiros passa mais tempo em seu local de trabalho do que em sua própria casa, é também uma questão de saúde mental.
- A GESTÃO DE PESSOAS
A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.
Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de recursos humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
Dentro desse meio, um escritor muito famoso que se destaca muito é Chiavenato. Entre eles os livros: “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e outros. Estes, utilizados como método de pesquisa para este projeto.
Um pequeno exemplo do diferencial da gestão de pessoas é o fato de atualmente quando se percebe que o funcionário está desmotivado, ele não é desligado, mas, pelo contrário ele é chamado para conversar sobre seus medos, anseios e expectativas em relação a empresa. Mostrando que essas pessoas não são apenas funcionários e sim peças fundamentais para o sucesso da empresa.
- A EMPRESA PORTEX
[pic 1]
A empresa Portex fundada em 1995 em São José do Rio Preto (Interior do estado de SP), é uma pequena Sociedade Anônima (SA) industrial, de capital fechado, que produz cintos de segurança com dispositivo pré-tensionador para empresas do ramo automotivo em geral.
O layout acima é o novo logo da empresa, criado pelo funcionário Miguel.
Miguel vem se destacando na empresa a alguns anos, porém a nova chefia está com medo de investir nesse funcionário e ele sair da empresa. Um problema muito comum quando se tem lideres com resistência à mudança.
- O QUE FAZ A GESTÃO DE PESSOAS?
Para entender melhor como funciona este gerenciamento, seguem alguns dos pilares para uso correto desta ferramenta:
Motivação
Quando se vai entrar em uma empresa, analisa se tudo desde o ambiente, cultura organizacional, localização. Por isso a importância de uma boa motivação, que pode ser um salário mais atrativo do que o comum, benefícios (Convenio, vale refeição, vale transporte, horários flexíveis, home office).
[pic 2]
Malcolm Knowles, na década de 70, ampliou o conceito e definiu a Andragogia como a arte ou ciência que estuda a educação para adultos com o objetivo de atingir uma aprendizagem efetiva, capaz de desenvolver habilidades, conhecimentos e competências (Conhecido como chá).
É atribuída a Knowles também a ideia de que pessoas adultas aprendem mais facilmente em ambientes confortáveis, flexíveis, informais e livres de ameaças.
Comunicação
Uma boa comunicação em todas as áreas da vida é fundamental, desta forma é imprescindível que esse tabu de hierarquia seja quebrado e todos tenham acesso a informação.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é uma forma muito boa de fazer com que os funcionários se sintam relevantes e de bônus a concluir uma tarefa que precisa de esforço de duas ou mais partes.
Gestão por competências
Para que o ambiente de trabalho seja estruturado as pessoas precisam ter conhecimento e a partir dai conseguirão executar as tarefas delegadas, ou seja, automaticamente irão perceber que quanto mais conhecimento tiverem mais visualização e responsabilidade será concedida.
Treinamento
A pior coisa que se pode fazer é manter o funcionário estagnado e continuar dando desafios a ele, o ponto é que uma hora ele não terá conhecimento e nem qualificação suficiente. Por exemplos: Funcionários que conhecem perfeitamente o processo, mas não tem um comprovante disso exceto a experiência e são substituídos por alguém novo, porém qualificado.
Nesse âmbito é importante ressaltar que a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento deve vir das duas partes.
- PROBLEMÁTICA
Ao analisar a problemática da empresa Portex AS, algumas coisas se destacam em relação a falhas do departamento e forma de gerir pessoas:
- O departamento é novo/ recente.
- De acordo com o fato de ser recente, os cargos de liderança estão ocupados pelas mesmas pessoas a muito tempo, ou seja, pessoas estagnadas igual a pouca evolução.
- As funções estão misturadas (falta de organização nas rotinas diárias)
- Os setores estão todos juntos.
- Os funcionários estão descontentes.
- Centralização de poder.
- Falta de comunicação.
- Salário igual, independente do desempenho individual.
- Ociosidade.
- Resistencia a mudança.
- SOLUÇÃO
Em relação aos problemas da empresa Portex S/A descritos na área de gestão e desenvolvimento de pessoas, seguem algumas das soluções para essas situações um tanto quanto comuns no âmbito da administração.
- Departamento novo/ recente
É certo que qualquer mudança se torna um desafio, leva um tempo para alinhar detalhes. O que acontece é que Marina ex- Analista de RH foi colocada em uma função de gerência com pouco conhecimento, ocasionando muito mais dificuldade, além da sua pouca habilidade de lidar com pessoas. Uma organização sem objetivos concretos não consegue passar a mensagem tanto internamente quanto no mercado externo.
...