Resumo gestão estratégica: Plano, método ou manobras para alcançar um resultado
Por: tecbro • 4/2/2016 • Resenha • 402 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Resumo Gestão estratégica
Plano, método ou manobras para alcançar um resultado. Trata-se de uma forma de antecipar o futuro e interferir no processo decisório.
Constituído por plano, padrão, posição, perspectiva e estratagema.
No ambiente atual as mudanças acontecem de forma mais acelerada tornando os cenários mais competitivos e complexos, assim exigem novas ideias, que levou a uma ruptura no campo teórico do pensamento estratégico. Esse conjunto necessário de compromissos, decisões e ações levam uma empresa a obter vantagens competitivas acima da média.
Gestão estratégica envolve oito principais características para o sucesso:
- Atuação global: competitividade e atuação global das organizações;
- Proatividade e foco participativo: participação na elaboração da estratégia e postura empreendedora de todos os colaboradores;
- Criatividade e inovação: Desafiar a criatividade de cada colaborador, tornando-os mais inovadores;
- Aprendizagem contínua: caminho para uma vantagem competitiva;
- Organização em UEN: forma organizacional para torna uma organização mais orgânica, proativa e dinâmica;
- Ênfase em aliança: organizações tornam-se colaborativas com objetivos mútuos;
- Sustentabilidade: participar do desenvolvimento sustentável, instrumento para a construção de uma imagem;
- Alinhamento estratégico: implementar práticas da Governança corporativa e do balanced scorecard.
Balanced scorecard
Visa estruturar os objetivos e medir a performances, definindo e alinhando as estratégias da empresa.
Governança corporativa
Relação entre proprietário, conselheiros e gestores que buscam formas para que a empresa atinja seus objetivos e meios para fiscalizar a atuação dos administradores. São baseadas em quatro princípios: equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
De uma forma resumida a metodologia base da gestão estratégica consiste em entender a natureza básica e a essência do negócio. Estabelecer um modelo ou padrão de estrutura, levando em consideração o modelo dos concorrentes, e estar adequado as tendências do ambiente, desenvolvendo e aperfeiçoando a flexibilidade para ajustar as mudanças à geração de benefícios aos clientes. Enfim, o foco deve estar alinhado as necessidades do cliente.
A visão deve ser desenvolvida de uma forma participativa, debatida e compartilhada com todos da corporação, produzindo assim, uma organização visionária. Projetada a longo prazo, com um conteúdo inspirador e positivo. Uma frase que gostaria de citar aqui: “Você deve mirar na lua, porque se errar ainda estará entre as estrelas. ” (Lair Ribeiro).
A missão individualiza e distingue a organização em relação as outras no mesmo ramo de negócio, revelando de uma forma clara a função que a organização desempenha no mercado.
Assim,
...