TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  19/11/2015  •  Seminário  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ – USJ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

TÚLIO PAMPLONA

INTEGRAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Inúmeras são as atividades contribuidoras que a TI pode realizar nas organizações para desempenhar seu papel estratégico, que deve agregar valores aos produtos e/ou serviços da organização, auxiliando a promoção das suas inteligências competitiva e empresarial (LUFTMAN; BRIER, 1999; MEADOR, 1997; TOIVONEN, 1999). É necessário, portanto, que as organizações tenham seu planejamento empresarial e da TI integrados, coerentes e com sinergia, onde as estratégias empresariais e as estratégias da TI devem estar plenamente alinhadas entre si. Esse alinhamento, esta integração, tão desejado pelos gestores empresariais vem sendo discutido há muito tempo no mundo acadêmico.

 O planejamento estratégico é um processo de determinação dos principais objetivos de uma organização, das políticas e estratégias que a governarão, do uso e disponibilização dos recursos para a realização dos objetivos, em que esse processo é composto por premissas, planejamento propriamente dito, implementação e revisão. Esse processo pode ser visto como uma atividade gerencial que possibilita que os executivos estabeleçam um rumo para a organização, buscando certo nível de otimização no relacionamento entre organização e ambiente, correspondendo ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelos gestores para a situação em que o futuro tenda a ser diferente do passado (OLIVEIRA, 1999).

A definição de planejamento de Mintzberg e Quinn (2001) também está relacionada a um processo dinâmico e interativo, que descreve como uma série de atividades formalizadas para produzir e articular resultados, na forma de sua integração de decisões. Dessa forma, o planejamento estratégico constitui-se num sistema integrado de decisões, capaz de produzir dados e informações para ajudar os gestores a pensar estrategicamente, sem armadilhas, sem falhas e apoiar a articulação de estratégias ou visões de futuro na organização, seja com base em insights de suas experiências pessoais, seja com base em números coletados em pesquisas (MINTZBERG, 1994).  Para elaborar o planejamento estratégico, será necessário estabelecer uma metodologia que integre o mesmo ao planejamento dos sistemas de informação, dos sistemas de conhecimentos e da TI nas organizações, pois as informações são parte da organização e de seu ambiente interno e externo, como ferramentas competitivas (PARSONS, 1983).

Segundo Rezende (2003), o planejamento estratégico tanto das empresas públicas quanto das privadas, deve ser complementado com o planejamento do sistema de informação, conhecimentos e informática.

Os conceitos de inteligência empresarial ou organizacional estão diretamente ligados com o planejamento dos sistemas de informação, conhecimentos e informática. As organizações inteligentes disponibilizam produtos de qualidade, fornecem um bom atendimento, adéquam a sua política de venda e preços aos clientes, cumprem prazos e estão alerta às mudanças dos mercados.

A competitividade faz parte da inteligência empresarial ou organizacional. Dois fatores são vitais para as organizações quanto à atual competitividade e globalização: a organização deve definir uma estratégia de posicionamento no mercado e utilizar a tecnologia da informação para definir e fazer a manutenção do seu posicionamento.

Devido às mudanças dos negócios mundiais com a ampliação da globalização, as organizações perceberam a necessidade de procurar por novidades fazendo com que os seus negócios cresçam.  Nesse contexto, a TI é considerada como um instrumento que coordena os processos da organização. É fundamental planejar a TI e ela pode auxiliar as organizações à criar as suas estratégias transnacionais atuando na nas atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégicas e na integração do mercado.

A competitividade e a globalização interferem no planejamento estratégico da organização. Esse planejamento pode-se apresentar em três formas:

  1. A tecnologia da informação (TI) suportar as operações, mas não estar estrategicamente integrada a ela;
  2. A TI suportar as estratégias, mas não participar da concepção e com seu potencial;
  3. A TI fazer parte integral de todas as estratégias da organização.

Pode-se concluir que os sistemas de informação e de conhecimentos e a informática ou tecnologia da informação, devem ser planejadas, adequadas e adaptadas com flexibilidade e efetividade para manter a sobrevivência e alcançar o sucesso da organização.

Sistema de informação pode ser entendido por uma quantidade de dados como um elemento da informação onde esses dados trabalhados possibilitam oportunidades, também chamado de conhecimento. Tem como principal objetivo o auxilio na tomada de decisões na organização, focado para o objetivo da organização.

A aquisição do conhecimento ou capital intelectual é um processo interno de compreensão das informações recebidas, esta gerando ações e decisões. A gestão do conhecimento pode ser entendida como  uma forma de gestão ou administração. A geração deste conhecimento é derivada da manipulação dos dados. Essa junção de pessoas e informação que gera conhecimento são partes essenciais para estratégias empresariais que buscam recursos e conhecimento, sendo essas capacitações ativas estrategicamente relevantes e como competências essenciais para uma vantagem competitiva.

A informática ou TI pode ser conceituada como recursos tecnológicos e computacionais para guarda, geração e uso da informação e do conhecimento. É fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicações; gestão de dados e informações. Mas tais componentes não possuem efeito algum caso o recurso humano não seja qualificado para executar operações na área de TI. Com avanço rápido da tecnologia, ela se faz presente no dia a dia das organizações com a gestão de dados, que quando a eles são atribuídos valores, transformam-se em informações. É também vital a elaboração de um planejamento de sistemas de informação e da tecnologia da informação, que é o processo de identificação de software e hardware e principalmente de banco de dados para suportar a clara definição e documentação do planejamento estratégico de negócios da organização. Cada planejamento de informação, conhecimento e informática possui uma metodologia com diferentes meios de explorar as vantagens que a tecnologia proporciona. Em relação as metodologias, são elas: BSP (Business Systems Planning), SSP (Strategic Systems Planning), IE (Information Engineering), CSF (Critical Success Factors), o modelo eclético de Sullivan e a abordagem por estágios de crescimento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com