STARTUP MOTOLOG APLICATIVO DE TRANSPORTE DE PEQUENAS ENCOMENTAS
Por: guilherme1106 • 27/1/2017 • Trabalho acadêmico • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 327 Visualizações
STARTUP MOTOLOG
APLICATIVO DE TRANSPORTE DE PEQUENAS ENCOMENTAS
Hipótese do cliente
Pessoa física que necessita de serviço de transporte em Montes Claros.
Hipótese de problema de mercado
Resistência do mototaxista em pagar uma mensalidade para usufruir dos benefícios do aplicativo.
Hipótese de solução
Aplicativo para smartphone para localização e contratação de serviço de moto-táxi.
1ª PIVOTAGEM
Hipotese do cliente
Pessoas que necessitam de transporte de pequenas cargas no município de Montes Claros.
Hipótese de problema de mercado
Falta de demanda que viabilize o negócio somente no município de Montes Claros.
Hipótese de solução
Expandir o negócio a nível nacional para obter lucratividade em um grande volume de corridas.
2ª PIVOTAGEM
Hipótese do cliente
Pessoas físicas e empresas que necessitam de transporte de pequenas cargas em cidades de médio e grande porte em todo o território brasileiro.
Hipótese de problema de mercado
Desconfiança dos clientes em relação à segurança e qualidade na prestação do serviço por parte dos motoboys.
Hipótese de solução
Motoqueiros serão devidamente cadastrados no aplicativo. O cliente poderá monitorar todo o trajeto do motoboy desde sua saída até a entrega da encomenda e poderá avaliar o serviço prestado pelo motoqueiro no próprio aplicativo, servindo depois como referência para outros usuários.
RELATÓRIO
Ao perceber a deficiência do serviço de moto-táxi prestado na cidade de Montes Claros, surgiu a ideia inicial de disponibilizar uma ferramenta de busca de serviço de transporte de passageiros, facilitando a vida do cliente que poderá contratar o serviço, buscando a opção mais próxima e rápida através da localização do mototaxista via GPS do próprio aplicativo. O mototaxista pode resistir quanto à mensalidade cobrada para se cadastrar e utilizar o serviço do aplicativo já que ele pode prestar o serviço por conta própria sem intermédio de um aplicativo que o localizasse.
Fizemos pivotagem para reformular o serviço de transporte de passageiros para transporte de cargas na cidade de Montes Claros. Percebemos, então, que a cidade apresenta pequena demanda por ser uma cidade de porte médio e também por haver a concorrência dos mototaxistas que podem prestar o mesmo tipo de serviço de transporte de cargas, inviabilizando o negócio somente restrito ao mercado de montes claros. Portanto, decidimos expandir o negócio a nível nacional, o que nos permitiria lucrar com a baixa margem e o alto volume de operações/corridas.
Com a decisão de expandir o negócio a nível nacional, optamos pela definição de dois tipos de serviço: um voltado para pessoa física e outro para atender o mercado corporativo em todo o território brasileiro. Surgiu como problema a desconfiança dos clientes em relação a credibilidade e qualidade dos prestadores do serviço por não saberem da procedência do mesmo. Como solução, só será permitido que motoqueiros devidamente cadastrados como MEI se cadastrem no aplicativo como prestadores de serviço. Também como forma de passar credibilidade ao cliente, o aplicativo terá opção para que o cliente avalie a prestação do serviço do motoboy.
EXPLORAÇÃO DO PROBLEMA
Cenário do Cliente
Os clientes do aplicativo proposto serão empresas do ramo comercial, industrial, alimentício, farmacêutico, profissionais autônomos e até pessoas físicas que necessitam esporadicamente ou regularmente de serviços de transportes de pequenas encomendas. O aplicativo será direcionado para este público que necessita de serviços urbanos de um motoboy para entrega de pequenas mercadorias, documentos e cargas em geral.
Competidores
Uma análise inicial dos competidores feita via internet apontou que já há diversas empresas que prestam serviço de motoboy em diversas cidades do país mas em outros formatos, sem a utilização de um aplicativo. Há também um número restrito de concorrentes que utilizam como plataforma o aplicativo para smartphone, como VaiMoto, MotoDay, MoblyBoy e EuEntrego. Na maioria são empresas que atendem somente o mercado de São Paulo.
Um outro competidor é o Moto TX, na cidade de Montes Claros, onde será lançado o aplicativo. Porém, é um aplicativo que tem um foco maior no serviço de moto-táxi para transporte de pessoas e não de cargas, como é a nossa proposta. Portanto, o Moto TX tem como principal cliente a pessoa física, enquanto o novo aplicativo a ser lançado atenderá principalmente empresas que tem uma demanda por transporte de cargas e encomendas.
Conversação
Através de conversas com os envolvidos nas entrevistas, em que foram apresentadas as características do serviço do aplicativo, foi possível compreender melhor as expectativas e necessidades dos potenciais clientes.
...