SUPERVISIONADAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Por: michelemissio • 7/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.948 Palavras (8 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Uniderp – Pólo Faxinal do soturno/RS
Professor: Luiz Gustavo Fernandes
Curso: Administração
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Acadêmicos:
Aurélio Juarez Rodrigues – RA 369059
Jociane dos Santos Fernandes – RA 369063
Maricléia de Araujo Lopes – RA379267
Faxinal do Soturno, RS
2015
AURÉLIO JUAREZ RODRIGUES
JOCIANE DOS SANTOS FERNANDES
MARICLEIA DE ARAUJO LOPES
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Competências Profissionais da UniversidadeAnhanguera – UNIDERP Centro de Educação à distância Administração sob a orientação do Professor Luiz Gustavo Fernandes.
FAXINAL DO SOTURNO, RS
2015
Sumario
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 - Passo 1
Conceituação da palavra Administração
Administração é uma palavra de origem no latim “administratione”, que significa direção e/ou gerência; é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.É o ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações, é praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas entre outras.
Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, para atingir tais objetivos da melhor forma possível. Ou seja, a palavra administração consiste em umprocesso de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente.A definição de administração pode ser considerada variada, conforme diferentes visões de alguns autores, assim como:
“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”. (Jules Henri FAYOL – 1981)
“Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos”. (Jucélio PAIVA – 2011)
“A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Antonio César AmaruMAXIMIANO – 1997)
“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. (Patrick J. MONTANA e Bruce H. CHARNOV – 1998)
“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos”. (George TERRY – 1953)
“Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas”. (PETER Ferdinand DRUCKER – 1989)
“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (Reinaldo Oliveira da SILVA – 2001). Extraído de http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-administracao/ em março de 2015.
Na verdade, administração é a melhor maneira de alcançar resultados, significa fazer acontecer.A administração trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular.
A Administração e sua história
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administra-las adequadamente, ai então que surgia a Administração. A Teoria Geral da Administração (TGA) começou como uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista de sua aplicação, aos poucos foi expandindo e ampliando seu objeto de estudo.
A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 A.C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada.
Em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Apontam-se, ainda, outras raízes históricas. As instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público. (...) Extraído de http://www.sobreadministracao.com/historia-e-evolucao-da-administracao/ em março de 2015.
Nos dias atuais a Administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial.A moderna Administração está revolucionando conceitos tradicionais e mandando para o museu muitas praticas consolidadas pelo tempo. Cada vez mais, o sucesso das organizações em um contexto globalizado e intensamente competitivo de negócios é a consequência de uma administração mais moderna, eficiente e eficaz.Além disso, a Administração caminha cada vez mais para ser uma ciência universal, sendo necessária não apenas para os administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e científico. O desenvolvimento de um país ou organização passa necessariamente pela Administração.
...