COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: Atividade Prática Supervisionada
Por: Felidianefer GOMES FELIX • 5/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.636 Palavras (11 Páginas) • 558 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Tutor a distância- Kristina Rovina
FELIDIANEFER GOMES FELIX RA: 6578284608
THAIS MARIA PEREIRA RA:6579323369
VANESSA SMIRELLI PEREIRA RA:6944445086
CAMPINAS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Tutor a distância- Kristina Rovina
FELIDIANEFER GOMES FELIX RA: 6578284608
THAIS MARIA PEREIRA RA:6579323369
VANESSA SMIRELLI PEREIRA RA:6944445086
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor Kristiane Rovina .
CAMPINAS
2015
DESAFIO: Realizar um projeto de um mês, alfabetização, letramento e educação lúdica, onde há dificuldades na leitura com crianças do 3º ano.
PALAVRA CHAVE: Alfabetização, Letramento, Dificuldades
DESENVOLVER UM PROJETO: O projeto será desenvolvido em um mês com crianças do 3º ano com 08 anos de idade, pais, professores e escola.
1º Semana: Trabalhar com livros de histórias, em duplas para vivenciarem as etapas de reescrita, edição e revisão de textos. As duplas eram selecionadas se um aluno com dificuldade era colocado para trabalhar com um colega que tivesse mais facilidade nesse aspecto. Levantar as principais características do gênero, e leitura coletiva. O aluno tem acesso livre ao alfabeto, letras móveis e dicionário, para ser consultados e manuseados quando necessário. Essa atividade se resultara em um trabalho anexado no mural. A leitura em grupo fornece experiências, e desafios, pois, recontam a história. Ditam o texto para que a professora escreva na lousa, eles lêem e verificam se o texto precisa de melhorias, assim verificam se existe uma seqüência lógica, e se a linguagem está adequada. Após planejarem e reescreverem as histórias, cada dupla leu sua produção para a turma que fez apontamentos. A idéia é incentivar que os alunos como leitores, pensam como o texto pode ser melhorado e ajudar à compreensão, fazendo sugestões as outras duplas.
Observação: Todos os dias durante o mês do projeto, os alunos irão levar para casa uma pasta viajante, contendo livro de histórias e um caderno de registro, onde com a ajuda dos pais ou responsáveis terão que registrar e recontar a história lida. Podendo usar a escrita, colagem, desenhos, depois será apresentados aos colegas. Enfocando o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilita a capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.
2º Semana: Trabalho individual, elaboração de frases retiradas de revistas,
jornais e produção de textos colocando em ação o que aprenderam.
Revisando a pontuação. Trabalho com contos, poemas, elaborar um cartaz contendo parlendas, bingo das letras, diversos gêneros textuais, lendas canções, gibis, perceber o efeito de ironia e humor em vários textos. Fazer um desenho do poema trabalhado. Ampliação do vocabulário adequação da linguagem a situação de uso. Identificação dos números de sílabas nas palavras, separação de sílabas discussão oral sobre textos.
3º Semana: Trabalho em grupo, criar uma história em quadrinhos com frases e ilustrações em desenhos. Cada aluno deverá escrever um bilhete para os pais, revisados em sala coletivamente para depois ir para o caderno. Ao editar o bilhete e revê-lo, a turma tem a oportunidade de pensar sobre as diferenças entre o registro oral e o escrito. Após a leitura do livro Coisas de onça, de Daniel Munduruku, ilustrações de Ciça Fittipaldi, Ed. Mercuryo Novo Tempo, a sala foi dividida em três grupos, o 1º registrou no caderno o início da história, 2º foi desafiado a criar legendas descrevendo as características dos personagens, e o 3º elaborou uma lista das pessoas e dos animais do livro. O importante é que os grupos poderão ouvir, discutir e desenvolver novas estratégias para solucionar o problema as questões típicas da linguagem, em seguida os grupos passarão para a folha de sulfite.
4º Semana: Trabalho em dupla, depois de lidos tantas histórias, frases, e textos redigidos as duplas irão elaborar e produzir um livro, letra cursiva, tema livre, com o comprometimento da turma essas produções serão expostas em uma apresentação aos pais na última semana no último dia do projeto. Farão revisão ortográfica, expressões de gêneros, silabas letras maiúsculas e minúsculas, leitura silenciosa, criar a capa do livro. Os alunos irão apresentar alguns poemas do livro Garranchos, Francisco Marques (Chico dos Bonecos), ilustrações de Eliardo França, produção musical de Renato Lemos (cd), Ed. Paulinas.
...