Sistema de Informação Gerencial na Waze e TOTVs
Por: Matheus Roque de Oliveira • 28/9/2020 • Artigo • 5.315 Palavras (22 Páginas) • 89 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS WAZE E TOTVS
Alafi
Universidade Positivo| Engenharia Mecânica. Email:
Danielle Regina dos Santos
Universidade Positivo| Engenharia de Produção. Email: daniellereginasantos@hotmail.com
Douglas
SIGLA - Instituição, Departamento e/ou setor (fonte Arial 10pt, normal, espaço simples)
e-mail1@provedor.br
Heloísa
SIGLA - Instituição, Departamento e/ou setor (fonte Arial 10pt, normal, espaço simples)
e-mail2@provedor.br
Matheus
SIGLA - Instituição, Departamento e/ou setor (fonte Arial 10pt, normal, espaço simples)
e-mail2@provedor.br
Wagner
SIGLA - Instituição, Departamento e/ou setor (fonte Arial 10pt, normal, espaço simples)
e-mail2@provedor.br
Resumo
O resumo apresenta, de forma clara e sucinta, as informações mais relevantes do artigo e deve incluir o tema pesquisado, objetivos, procedimentos metodológicos utilizados e as conclusões. Nesta seção as margens são de 4,0 cm tanto à esquerda como à direita, fonte Arial 10, normal e espaçamento simples. O resumo deverá ter no máximo 200 palavras.
Palavras-chave: resumo, artigo, publicação (mínimo de 3 e máximo de 5).
INTRODUÇÃO
FLÁVIA ROSARIO
A Head de Marketing da Waze, Flávia Rosário, formou-se em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seu trabalho de conclusão de curso, Flávia logo demonstrou interesse pelo mundo virtual, voltou seus estudos para a pesquisa de empresas que já utilizavam vendas de livros online em 2002, com isso, percebeu que a tecnologia seria seu alvo na carreira profissional.
Após a faculdade, a carreira de Flávia seguiu para produção de conteúdo na Fundação Roberto Marinho, onde trabalhou durante três anos, na área de produção de material didático para telecurso. Em seguida começou a se interessar por marketing, iniciou trabalho em uma Startup realizando integração de SMS com alguns programas de televisão, games e tudo que estaria relacionado à celular.
Outro ponto importante a ser destacado sobre sua carreira é a passagem de Flávia pela empresa Predicta, onde diz ter sido uma grande escola de mídia online, fazendo com que ela descobrisse sua real vocação para área de tecnologia.
A carreira seguiu com atuação na empresa Google do Brasil, onde iniciou na área de vendas, filtrando as marcas que produziam anúncios e que já possuíam hotsites, para assim, saber como abordar os potenciais clientes e oferecer os produtos do Google. Ainda na área de vendas, Flávia realizou comercialização dos anúncios do Orkut e venda de Youtube.
Na empresa Google, após área de vendas, Flávia passou a atuar no marketing com intuito de ajudar os comerciais da corporação a venderem melhor seus produtos. Após a compra do Waze pela Google em 2013, passa a trabalhar na nova empresa seguindo na área de marketing.
Pode-se dizer que a carreira de Flávia seguiu tocando algumas revoluções tecnológicas, pois ela desempenhou funções relacionadas a ajudar as marcas a construírem presença no mundo online quando este ainda não era muito conhecido e utilizado como grande estratégia de marketing.
Flávia também se dedicava a fazer com que as empresas entendessem a importância de investir no mobile, ou seja, investi em ações de marketing digital voltadas para dispositivos móveis como celulares e tablets, isto por sua vez foi considerado um grande desafio para ela, convencer os clientes a investirem em algo ainda não tão consolidado.
As oportunidades nas grandes empresas citadas fizeram com que a carreira de Flávia conseguisse evoluir, de certa forma, juntamente com a tecnologia e os sistemas de informação presentes naquele momento. O fato de ela ter desenvolvido interesse pelo mundo online, muito antes deste ser utilizado da forma viral como é atualmente, foi um ponto crucial para que obtivesse êxito em sua vida profissional.
WAZE
Atualmente conhecida por apresentar uma ferramenta de navegação via GPS com recursos colaborativos atualizados em tempo real, a Waze Mobile tem sua origem a partir de uma Startup israelense fundada em 2008.
O aplicativo funciona de maneira prática e dinâmica. Ao dirigir com o waze aberto no dispositivo, é possível compartilhar informações em tempo real e estas se traduzem em condições de trânsito e estrutura de vias, além disso, diferentemente do GPS convencional, é possível alertar ativamente a comunidade sobre condições de transito, acidentes, blitz policiais, bloqueios de vias, condições climáticas, entre outros.
O Waze utiliza as informações para calcular a velocidade média, verificar erros, melhorar o layout da via e aprender o sentido das ruas, através de dispositivos com GPS compatível com Android, iOS, Blackberry e Windows Phone.
Os mapas e a navegação são alimentados pelos usuários, ou seja, quanto mais o usuário dirigir com o aplicativo aberto melhor será a navegação. Estes mapas são editados por uma equipe que conta com mais de três mil pessoas somente no Brasil, por fim, outro grupo da Waze em Israel analisa as cidades de maneira abrangente e aprova os mapas editados a fim de garantir a confiabilidade das informações disponibilizadas pelos usuários.
Um dos fatores que tornam o Waze o “queridinho” entre os aplicativos de GPS é o fato de possuir uma estrutura de Gameficação, ou seja, o aplicativo se assemelha a um jogo. Na fase inicial o usuário começa sua navegação com o Baby Waze, passando as fases ele se torna King Waze, esse modelo proposto pelo aplicativo faz com que as pessoas tornem-se fãs e não cansem ou enjoem de utilizar.
O aplicativo é muito utilizado por donos de lojas físicas, ou seja, o Waze faz a conexão do mobile com o mundo real, sendo assim a ponte entre o motorista e as lojas físicas. O Sistema de Informação contido no App faz com que este possua insights únicos tais como: onde a pessoa estava antes de entrar na loja, quanto tempo ela passou na loja e onde ela foi após sair do local, resultando em relatórios detalhados que são entregues a anunciantes antes mesmo deste fechar o contrato.
...