Sociologia aplicada a adminisração
Por: willas25 • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 563 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Faculdade Sete de Setembro – FASETE
Curso de Bacharelado em Administração
Disciplina: Administração de Marketing I
Orientador: Prof. Ms. Jacques Fernandes Santos.
Autores: Willas Ferreira, Luanderson Dias, Fernando Santana.
PLANEJAMENTO DE MARKETING
[pic 3]O marketing que é constituído por exterioridades focadas no consumidor, porém direcionado para atividades mercadológicas no sentido de satisfação do cliente potencial a um determinado mercado, sendo ainda considerado como chave do sucesso de qualquer produto para qualquer empreendimento. Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de discorrer os benefícios do planejamento de marketing para as organizações. Assim, discorre sobre as fundamentações de produto, sobre compreensões e fundamentações acerca do processo de marketing, com informações basilares acerca do planejamento estratégico e análises referentes às ferramentas de marketing, ou seja, os 4 P’s.
PALAVRAS-CHAVE: Produto; Marketing; Mercado.[pic 4]
Segundo Kotler; Armstrong (2001, p. 23), o planejamento estratégico é definido “como o processo de desenvolvimento e manutenção de uma referência estratégica entre os objetivos e capacidades da empresa e as mudanças de suas oportunidades no mercado.” Compreende-se, de tal modo, que para a inclusão do planejamento estratégico torna-se necessário a inserção de etapas, estas que incidem na deliberação acerca da missão corporativa, pautada à descrição dos desígnios da organização empresarial, estabelecendo, desta forma, o que se aspira conseguir no ambiente no qual se encontra. A missão corporativa, centra-se na concretização de finalidades alvitradas pela organização, em função de suas necessidades, ao invés de produtos. (KOTLER; ARMSTRONG, 2001)
[pic 5]A finalidade desta estratégia consiste em influenciar a demanda de um determinado produto, e, neste sentido, as possibilidades de estratégias de marketing podem ser agrupadas a partir da ordenação da teoria dos quatro Ps, estes que fazem alusão ao produto; preço; promoção e praça. Entende-se que cada uma das ferramentas que compreendem o composto mercadológico apresenta atribuições e competências, no entanto torna-se pertinente mencionar que os 4 Ps representam o ponto de vista do vendedor em relação aos elementos disponíveis para influenciar os compradores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiramente, vê-se em sentido geral que o marketing pode ser considerado como um valoroso instrumento estratégico com o escopo de propagar ações de implantação de produtos no mercado. Todavia há que se ponderar que seja necessário que se tenha uma visão geral e prática do planejamento mercadológico, seguindo abordagens de fases que constituem o plano estratégico delineando, assim, as definições de marketing. Deste modo, a equipe responsável pelo marketing deve assumir a responsabilidade não apenas pela inovação, mas também buscar sempre o lançamento de um produto bem-sucedido, que, certamente se dá pela percepção de que se deve primar pela identificação correta das necessidades e preferências dos clientes. E, desta forma, se pode observar que em empresas orientadas para o mercado, fazem-se tudo o que for necessário para a justa satisfação dos clientes.Por fim, para a rentabilidade de uma empresa mediante a inserção de um produto no mercado, esta deve compreender adequadamente os potenciais do marketing, e, para isso, é de vital importância que se faça um planejamento de marketing.
...