TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.501 Palavras (35 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 35

                                      Universidade Paulista

                Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Autores: Gracielly Vieira, Vanusa Souza, Nelciane Souza, Júlia Lima e Sarah Teixeira.

PIM III – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Diagnóstico Organizacional da empresa “O Boticário”.

                                            São Paulo

                                                 2021

Autores: Gracielly Vieira, Vanusa Souza, Nelciane Souza, Júlia Lima e Sarah Teixeira.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Diagnóstico Organizacional da empresa “ O Boticário”.

Projeto de pesquisa para desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro bimestre do curso, diagnosticando assim o aspecto mercadológico, financeiro e pessoal da empresa com base nas matérias: fundamentos de marketing, contabilidade e dinâmica das Relações Interpessoais.

                                 

                                               São Paulo

                                                  2021

Sumário:

Introdução1

Capítulo 1 -Análise mercadológica do “O Boticário”2

   Capítulo 2 – Composto de marketing3

   Capítulo 3 -Marca4

Capítulo 4 -Contabilidade5

   Capítulo 5- Dinâmica das Relações interpessoais

   Capítulo 6 – Proposta

Conclusão6

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo caracterizar o funcionamento de uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, O Boticário. Uma empresa do sul do Brasil que cativou o país inteiro. Mas como isso se sucedeu? E qual será o segredo do sucesso da marca até hoje? Analisaremos a estrutura da empresa no aspecto mercadológico, contábil e pessoal. Diagnosticaremos os fatores, os erros, e como a empresa pode se tornar ainda maior e mais atenta à questões sociais do Brasil atual, como continuará se inovando de acordo com a flora brasileira e não perdendo nem seu valor e principalmente sua qualidade. Sabemos que a marca sempre se preocupou com o meio ambiente mas como isso afeta a sua procura por matéria-prima? E como o Boticário lida com suas maiores concorrentes atuais (Natura e Avon), visto que são empresas do mesmo segmento e atentas as mudanças da sociedade.

                                                    1

CAPÍTULO 1. ANÁLISE MERCADOLÓGICA DO O BOTICÁRIO

  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

  • O BOTICÁRIO FRANCHISING LTDA
  • CNPJ: 76.801.166/0001-79
  • TIPO: EMPRESA DE CAPITAL FECHADO
  • EMPRESA DE GRANDE PORTE
  • O Grupo Boticário saiu de um market share (participação de mercado) de 8,1% em 2011 para 10,8% em 2017, uma alta de 2,7 pontos percentuais no período, segundo dados da Euromonitor.

  1. BREVE HISTÓRICO

     Em 1977, com investimento equivalente a apenas 3 mil dólares, o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos.  1979 foi lançada a primeira loja, em 1985 a milésima loja foi inaugurada, em 1990, fundação criada para cuidar melhor do desenvolvimento e preservação da natureza, em 2002 começa as operações nas indústrias de e-commerce, em 2012 venda direta com vendedores independentes e em 2021, empresa com mais de 2000 pontos de entregas sendo a maior rede Omnichanel do Brasil e uma das maiores do mundo.

  1. DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DE MARKETING

   O Boticário é uma empresa atenta às oportunidades do mercado, busca a excelência no atendimento ao cliente, uma política que valoriza seu público-alvo, em seu portfólio há mais de 600 produtos. A consolidação da marca, atrelada à evidente inovação de produtos e a expansão de franquias no Brasil e no exterior permitiu que a empresa estivesse presente em 20 países, sendo reconhecido como “marca notória” pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). De acordo com o próprio grupo, antes de lançar um produto, a empresa trabalha em média dois anos, realizando pesquisa de mercado, testes, análises financeiras, entre outras ferramentas para que o produto lançado possa render os resultados esperados. A análise SWOT da empresa identifica os principais pontos fortes, assim como as fraquezas do gripo, conforme demonstrado abaixo.

[pic 1] [pic 2]

                                                   

[pic 3]

1.3 – SEGMENTAÇÃO DO MERCADO

    O Boticário utiliza a ferramenta de endomarketing (estratégia essa que utiliza técnicas de marketing atreladas à área de Recursos Humanos), como elemento de ligação entre cliente, produto e empregado (HALL, 2004). A intenção da empresa é “vender” o produto para o funcionário para que assim, o torne um aliado ao seu negócio, responsável pelo sucesso da companhia e preocupado com seu desempenho. Entretanto, adotar essa estratégia nem sempre é fácil, pois, segundo Hall (2004, p. 147), “o processo de comunicação das organizações não é algo simples como se imagina, vários são os ruídos, empecilhos e barreiras que podem atrapalhar na trajetória das informações”.       Atrelado ao endomarketing, a empresa possui um marketing de relacionamento bastante atuante e atualizado com seus clientes, visto que possui uma série programas voltados ao seu público, como o Clube Viva, que permite que as compras realizadas pelos clientes cadastrados se tornem pontos que podem ser trocados por brindes, além de garantir ao consumidor promoções exclusivas, dicas e ofertas baseadas em cada perfil, participação de eventos e recebimento de notícias em primeira mão. Segundo Angelo e Silveira (2001), essa fidelização deve ser utilizada justamente para estimular os clientes a usarem com frequência seus serviços por meio de recompensas, bônus, descontos, brindes etc, obtidas pela relação de troca. Essa ação do Boticário teve grande sucesso em 2014, voltando a se repetir em 2018, na qual brindes aos cadastrados ficaram disponíveis durante três meses para serem retirados em pontos estratégicos. Para realizar a consulta de tais pontos, era necessário que o cliente utilizasse o aplicativo da empresa, que, além de mostrar os pontos de resgate, servia como um “guru” da beleza, enviando dicas diárias sobre maquiagem, perfumaria e cuidados com o corpo. Toda essa integração gera valor ao cliente, que passa a se relacionar de maneira diferente com a empresa, que por sua vez poderá fidelizá-los através do ótimo relacionamento (MATTAR, 2001). Outra ação da marca que estimulou essa integração entre canais foi o Concurso Match Nutrição, no qual os participantes deveriam postar fotos em seu Instagram mostrando o seu cabelo e utilizando a hashtag #MatchNutrição, marcando o perfil do boticário e mais dois amigos. O ganhador da promoção teria um tratamento exclusivo com o consultor Match Ricardo e mais 50 kits completos da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com