Supply Chains - Pós Anhanguera
Por: carolinagalati • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
QUESTÕES SOBRE SUPPLY CHAIN
- O que são fluxos de materiais à Montante e a Jusante? Dê exemplo de cada caso.
Resposta: os fluxos de materiais a montante a jusante compõe a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor da matéria prima até o cliente final. Quando falamos em fluxo a montante, são os fornecedores primários, tanto de nível 01 como de nível 2, que fornecem a matéria prima para a unidade produtiva. Já o fluxo à jusante, é o fluxo do produto pronto da unidade produtiva até os clientes finais, sendo ele de nível 01 ou 02. Através do exemplo da fabricação de suco de soja, podemos entender este fluxo:
[pic 1][pic 2]
- No caso de fluxo empurrado de produção, qual departamento da empresa deve ter autonomia para decisão?
Resposta: Neste sistema onde o fluxo dos materiais não é relevante, a produção acontece de forma isolada em cada máquina. Os operadores recebem uma lista do que deve ser produzido durante o dia, realizam a produção e “empurram” as peças para a etapa seguinte do processo. Quem tem autonomia para controlar o que, quanto e quando deve ser produzido é o planejamento de produção, com base no MRP – Planejamento das Necessidades de Materiais.
- No caso de fluxo puxado de produção qual departamento da empresa deve ter a responsabilidade de mantê-la em marcha?
Resposta: No modelo de produção puxada, a forma como ocorre o fluxo de materiais ganha muita importância. As etapas do processo só produzem se houver consumo do cliente, e a definição de qual peça, quando e quanto fizer é dada pela quantidade de produtos no estoque. Cada processo “puxa” as peças do processo anterior, eliminando a necessidade de programação de cada etapa do processo através de um sistema de MRP. O departamento que tem a responsabilidade de manter a produção é o estoque, pois é ele quem indica a necessidade de produção de acordo com a demanda.
...