Surgimento da Sociologia
Por: itamaratina • 1/8/2015 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Surgimento da Sociologia
A era medieval foi marcada pelo sistema de organização Feudal, onda havia os senhores que comandavam as províncias com os servos trabalhando. Então surgem os Iluministas com idéias renovadoras.
As primeiras reflexões sobre a sociedade só começaram a ser formuladas com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra por volta de 1750. Ela deu origem a novos grupos sociais – burguesia e proletariado- e a formação de um novo tipo de estrutura social: a sociedade capitalista.
Com a Revolução Francesa a Queda da Bastilha em 1789 deu impulso a Burguesia causando o início dos conflitos sociais. Burguesia usa o trabalho para gerar capital, forçando a degradação das condições de vida dos trabalhadores.
A Revolução Industrial introduziu a máquina a vapor no processo de produção. Londres de 90.000 habitantes subiu para 370.000, com o crescimento das cidades surgiu algumas implicações, como urbanização desordenada, aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemias que dizimavam parte da população, etc.
Desse modo muitos pensadores passam a procurar alternativas, soluções para esses problemas gerados, daí o surgimento da sociologia, ciência da sociedade.
Os Iluministas que lutaram tanto contra o sistema Feudal aparecem de novo com novos pensamentos, começam a sentir um rancor com a revolução, queriam um mundo melhor, diferente do que era, queria liberdade, restabelecer a ordem e a paz, mas para isso é preciso conhecer as leis dos Fatos Sociais.
Os iluministas e seus seguidores começam a ter uma interpretação crítica e negadora da realidade, deveria voltar a organização e aperfeiçoamento da sociedade, surgindo uma nova teoria da sociedade, sociologia positivista e a sociologia crítica.
Sociologia Positivista, não questionar os fundamentos da sociedade capitalista que estava se constituindo, vai defender a Burguesia, a sociedade se mantinha na forma que está um grupo mantém o capital e o outro a mão de obra. Os primeiros sociólogos positivistas foram Saint Simon (1760-1857), Comte (1798-1857), Durkheim (1858-1917).
Sociologia Crítica vem defender o proletariado, o foco destes não é o aperfeiçoamento da sociedade e sim sua mudança radical. Os primeiros sociólogos críticos foram Marx (1818-1883) e Engels (1820-1903).
-Atualmente podem ser visualizados acontecimentos (distúrbios) sociais semelhantes aos que impulsionaram o surgimento da Sociologia no sec. XlX. Se a resposta for sim, exemplifique e comente a semelhança.
Sim, há pouco tempo ocorreram manifestos de trabalhadores da aviação na Espanha, revolta da população italiana com seus representantes tanto que na eleição de quatro candidatos a presidência nenhum se elegeu, metalúrgicos da Usiminas em Santos entraram em greve reivindicando melhores salários, professores da rede municipal de Dourados paralisaram por melhores condições trabalhistas.
A semelhança esta justamente nos conflitos proletariado e burguesia.
Pessoas, desemprego, problemas dentro das organizações, geral as pessoas trabalham para ganhar seu pão, com isso acontece poucos com muito, e outros com nada.
...