TAREFA COOPERATIVISMO PUC GO
Por: OliveiraGJ • 11/8/2021 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
PUC GOIÁS,
Escola de Gestão e Negócios
Disciplina: Cooperativismo e Associativismo ADM 1610 –
Professor: Dr. Henrique Labaig
Aluno: __oliveira Gomes __
Goiânia, 12 de abril de 2021
Questão:
Responda com uma redação objetiva e clara.
O cooperativismo enquanto movimento social e econômico, assim como a cooperativa e sua estrutura de funcionamento são filosofias e organizações independentes do Estado. Então, com base na leitura do texto passado a vocês (Articulações entre o Estado e o Cooperativismo Agrícola: um estudo sobre as cooperativas de imigrantes holandeses nos campos gerais do Paraná, Curitiba, v.45, p. 214 -232 , Dez/2018) é possível notar uma forte articulação entre o Estado e as Cooperativas. Qual, ou quais, as razões dessa proximidade entre um setor da economia com as políticas públicas? E quais as formas dessa articulação e proximidade?
OBS Passar por e-mail: henriquelabaig@gmail.com
O cooperativismo apresenta uma relação com o Estado. Essa relação pode ser sustenta através de políticas públicas aplicadas a este setor.
A primeira articulação interligada com o estado foi através do Decreto nº 22.239/1932, sancionado pelo presidente Getúlio Vargas, o Estado criou o primeiro marco regulatório responsável pelas bases institucionais do cooperativismo brasileiro. A partir desse momento, o Estado passou a regular e a incentivar a expansão das cooperativas, principalmente, através do mecanismo de isenção de impostos, passou incentivar como instrumento de organização do sistema de produção, deram um apoio paras questões econômicas ao invés do social.
Um exemplo que articulou o cooperativismo agrário foi o financiamento do RECOOP.
O RECOOP foi um programa destinado à recuperação financeira das cooperativas agroindustriais de grande porte, as quais poderiam transferir parte de suas dívidas à união. O banco foi responsável por disponibilizar recursos com juros baixos e de longo prazo, tanto para o refinanciamento de dívidas, como para a realização de novos investimentos Este mecanismo foi responsável por alinhar essas cooperativas a um perfil produtivo com altos índices de beneficiamento da produção agrícola (verticalização), equiparando-as ao modelo de produção das agroindústrias de grande porte.
A Grande profundidade dada pela pesquisa é na parte agrícola situada até mesmo a respeito da imigração holandesa no estado do Paraná mostrando alguns exemplo de cooperativismo, as articulações envolvidas do estado em cada década.
Contudo, as articulações citadas no texto, podemos afirmar a grande razão, a grande ligação do estado para com o setor econômico é a questão da otimização da produção, do uso e da alocação dos e do desenvolvimento da capacidade produtiva em termos de desenvolvimento tecnológico. Nem sempre o apoio e facilitação do estado foi defendida no cooperativismo, porém o mercado hoje em dia sem essa articulação pode levar a sociedade a um caos econômico, dentre elas dificuldades de empresas e cooperações.
...