TCC UNINORTE
Por: Igor Oliveira • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 6.811 Palavras (28 Páginas) • 836 Visualizações
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE-UNINORTE
NOME DO DISCENTE
ADALBERTO DE OLIVEIRA XAVIER
FRANCISCO FLÁVIO ROCHA PALÁCIO
STENIO SOUSA DE FRANÇA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
A ERGONOMIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Rio Branco, Acre
2011
TITULO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Estudo dos riscos ergonômicos identificados nos laboratórios de eletroeletrônica da Escola SENAI/AC.
Instituição: UNINORTE.
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho
Tutor: Artur Leonardo Arcoverde Novaes
Nome dos autores do projeto:
Adalberto de Oliveira Xavier
Francisco Flávio Rocha Palácio
Stênio Sousa de França
Rio Branco, Acre
2011
Dedicamos este Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho ao nosso Mestre Professor Artur Leonardo Arcoverde Novaes, que com muita dedicação nos orientou e nos motivou com sua simplicidade na transmissão de seus conhecimentos e orientação para chegarmos até esta parte do TCC.
Agradecimentos
Somos gratos primeiramente a Deus, a Escola SENAI e a UNINORTE por nos proporcionar esta oportunidade de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, bem como a todos os professores e pessoal de apoio e equipe pedagógica, que sempre estiveram presente durante toda a trajetória do curso, a qual foi planejada e tão bem orientada, possibilitando para nós o êxito dessa conclusão, tão almejada e importante para o aperfeiçoamento e continuidade de nossa carreira profissional.
Aos colegas Adalberto de Oliveira Xavier, Francisco Flávio Rocha Palácio e Stênio Sousa de França, pela união, perseverança e confiança em Deus que nos fortaleceu na conclusão deste TCC.
As nossas famílias que nos apoiaram e tiveram paciência e compreensão nas horas de estudos.
Resumo
Estudo dos riscos ergonômicos identificados nos laboratórios de eletroeletrônica da Escola SENAI/AC.
A ciência da ergonomia estuda a adequação das condições de conforto e segurança do ambiente de trabalho, a fim de melhorar as características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar-lhes um desempenho eficiente no trabalho e minimizar os riscos de acidentes.
O presente trabalho descreve e analisa os riscos ergonômicos identificados nos laboratórios de eletroeletrônica da Escola SENAI/AC, durante as atividades práticas nos cursos profissionalizantes, onde se espera que haja a formação por competência dos alunos para que saibam executar atividades específicas, operar e manter máquinas e equipamentos, utilizando ferramentas adequadas para cada atividade.
A metodologia adotada para este projeto incluiu uma pesquisa de campo nos laboratórios para coletar as informações através de entrevistas e relatórios fotográficos com os alunos dos cursos profissionalizantes que praticam atividades nos diversos ambientes laboratoriais de eletroeletrônica da escola.
Observamos que a maioria dos alunos pertencem à faixa etária de 14 a 17 anos, que sentem desconforto com relação às instalações físicas, mobiliário e condições de temperatura do ambiente. Através das medições, encontramos ambientes com baixa iluminância e climatização deficiente.
Baseados na pesquisa, verificamos que os alunos sentem os impactos causados pelas deficiências que as instalações apresentam e que os mesmos podem refletir em seu aprendizado.
Palavras-chaves: ergonomia, segurança, trabalho, eletroeletrônica.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. TEMA 8
2.1. DELIMITAÇÕES DO TEMA 8
3. PROBLEMA 10
4. HIPÓTESES 10
5. JUSTIFICATIVA 10
6. OBJETIVOS 12
6.1. OBJETIVO GERAL 12
6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 12
7. REFERENCIAL TEÓRICO 13
8. METODOLOGIA 20
9. RESULTADOS 22
10. CONCLUSÃO 28
11. REFERÊNCIAS 29
ANEXO 1 31
ANEXO 2 40
ANEXO 3 46
- INTRODUÇÃO
Atualmente, em um mundo em constantes mudanças, marcado por fundamentalismo, discriminações e exclusão social, uma escola deve ter uma visão realista das situações de desigualdades vividas pelos jovens, onde através de projetos educacionais, pode-se identificar a melhor maneira de aplicar uma relação de interação participativa entre professor e aluno. Além disso, deve buscar corrigir ativamente as dificuldades no aprendizado dos seus alunos através do planejamento de suas ações com a elaboração e a aplicação de planos de aula, objetivos e metas a serem atingidas, utilização dos meios físicos e pedagógicos, e avaliação participativa e processual dos resultados, objetivando a formação por competência profissional dos alunos ingressos nas áreas específicas, considerando como importante as questões da segurança no trabalho profissional, a preservação do meio ambiente e a realização de trabalhos seguros e bem orientados, e as questões ergonômicas relacionadas à proteção do trabalhador quando da realização de suas atividades laborais diárias, conforme a Norma regulamentadora NR17.
...