TEORIA CLÁSSIDA ADM
Por: Nacione Torres • 13/4/2016 • Dissertação • 367 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE
UNIVERSIDADE DE ARACATI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR(A): LUIZ ARAKEN NEVES DE PINHO
ALUNO: NACIONE DA SILVA TORRES
– TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A crença básica do é resgatada pela idéia de que a administração seja um processo de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Em conjunto, definiram as bases técnicas da moderna administração, tais como administração por objetivos, os sistemas de planejamento e programação de orçamentos e outros métodos que enfatizam o planejamento e controle racional. Utilizando-se esses princípios, chega-se ao tipo de organização representada pelo organograma empresarial, com padrão de cargos definidos e organizada de maneira hierárquica. A organização é concebida como uma rede de partes: departamentos funcionais, tais como produção, marketing, finanças, pessoal, pesquisa e desenvolvimento, que são bem especificados com rede de cargos precisamente definidos.
As mudanças na estrutura organizacional visaram uma operação tão precisa quanto possível dentro dos padrões de autoridade, exemplificando, em termos das responsabilidades nos cargos e o direito de dar ordens e exigir obediência, bem como ao processo geral de direção, disciplina e subordinação do individuo ao interesse geral da organização.
A forma modificada, encontrada na organização departamentalizada, operam de maneira semi-autônoma, porém com detendo a autoridade final (muito utilizada no século XX). Assim como os militares introduziram a descentralização para lidar com a dificuldade de combate, os teóricos da administração clássica, reconheceram a necessidade de conciliar os requisitos contraditórios da centralização e descentralização, para preservar uma flexibilidade apropriada nos diferentes setores de grandes organizações.
As técnicas administrativas desenvolvidas são freqüentemente utilizadas para estabelecer tipos de controle cúpula-base redefinidos pelos teóricos clássicos, como por exemplo, planejamento de sofisticados sistemas de informações gerenciais, metas de desempenho e sistemas de orçamento, visando à implementação de controles em bases mensais, semanais e até diárias.
Enfim, a crença básica da teoria da administração clássica e sua aplicação moderna é sugerir que as organizações podem ou devem ser sistemas racionais que operam de maneira tão eficiente quanto possível. Os teóricos clássicos reconheceram que era importante atingir um equilíbrio ou harmonia entre os aspectos humanos e técnicos da organização, através de seleção e treinamento, mas a sua principal orientação foi fazer com que os seres humanos se adequassem às exigências da organização mecanicista.
...