TG WEG
Por: Li3021 • 31/3/2015 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Estratégia WEG S.A
A estratégia da WEG a partir de 1990 foi e continua sendo tornar-se uma multinacional reconhecida no mercado norte-americano e europeu.
Baseado nos textos do exercício e nas reportagens que pesquisamos tais como uma entrevista com Siegfried Kreutzfeld, diretor superintendente da Weg Motores, onde ele aponta as estratégias e novas diretrizes da Weg.
Não podemos com afirmar com precisão, por agora que a Weg tem a pretensão de mudar de estratégia partindo para negócios B2C, mas sim internacionalizar as operações, ampliá-las e ter operação em grande escala.
O texto foi sobre investimento na China que citam lavadoras de roupas e linha branca, e a aquisição de empresas que produzem componentes eletrônicos e componentes complementares não caracterizam que haverá mudança de estratégia na companhia, a não ser a estratégia de internacionalizar a mão de obra e a operação como um todo.
A WEG continua a produzindo motores elétricos voltados para o mercado Empresarial/Industrial, só que desta feita ancorada por sua base atual para tentar conseguir uma "estrela": a produção de motores elétricos e acessórios para serem usados em lavadoras e não em qualquer lavadora, mas lavadoras sofisticadas consumidas no mercado chinês (o maior do mundo), norte-americano e europeu. Em nenhum investimento os textos fazem referencia a "Lavadora sofisticada WEG", mas sim a motores e insumos relacionados aos mesmos que, obviamente, serão comercializados Empresas/Indústrias que fabricavam as referidas " Lavadoras Sofisticadas "
A grande sacada da Diretoria de Marketing da WEG foi conseguir como fabricante de motores elétricos no mercado chinês com mão-de-obra e indústrias locais que apresentam custos fixos menores e um imenso potencial de ganhos de escala que permitirão sua entrada nos mercados norte-americanos e europeus, não com uma "Lavadora WEG ", mas com motores elétricos e insumos WEG vendidos as industrias que fabricam "lavadoras sofisticadas " nesses mercados. Não Houve uma mudança de estratégia de mercado, mas uma ampliação da estratégia iniciada na década de 1990 através da diversificação de seus produtos e serviços, porém ainda se tratando de motores elétricos.
Porém o fato da Weg ser versátil e dinâmica e sempre em busca de inovações, nos permite imaginar, devido a facilidade de mão de obra em países como a China e capacidade de alta produção podem, ser em, outro momento expandir o negócio para consumidores finais.
Bibliografia:
Pesquisa na internet - http://www.cebc.org.br/sites/default/files/entrevista_siegfried_0.pdf
...