TRABALHO AMBEV
Por: billu • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 749 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: GRUPO
5º SEMESTRE
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharela-do em Administração da UNOPAR - Universi-dade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ma-temática Comercial e Financeira; Planejamento Tributário;Contabilidade Aplicada à Administra-ção.
Professores: Paula Cristina de Oliveira Klefens; Regiane Alice Brignole; Régis Garcia; Alessandra Petrechi; Fernando Henrique Cardoso; Wellington Bueno; Marco Antônio Sena; Emília Yoco Okayama.
Vitória da Conquista - Bahia
2016.1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
CONCLUSÃO....................................................................................................8
REFERÊNCIAS.................................................................................................9
1- INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho em grupo é aprofundar os conhecimen-tos obtidos através das disciplinas estudadas neste semestre.
O nosso objeto de estudo é a empresa AmBev, empresa de grande porte, onde iremos retratar seu desenvolvimento financeiro, analisando minuciosa-mente todos os pontos negativos e positivos.
Iremos descobrir como a empresa AmBev lida com as transações fi-nanceiras, qual é o regime utilizado no que tange a dedução de impostos. Sabere-mos qual a importância do Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício( DRE), como ela busca minimizar os custos fiscais e como ela encontra seu equilíbrio financeiro.
Esperamos que com este trabalho possamos esclarecer duvidas fre-qüentes que possam surgir sobre os assuntos abordados.
2-DESENVOLVIMENTO
A AmBev foi constituída como “Aditus Participações SA”; ela é uma empresa de sociedade anônima brasileira, de capital aberto. Sabemos que, as de-monstrações financeiras são o conjunto de informações que devem ser elaboradas pelas empresas e demais entidades com o objetivo de prestar contas e/ou informar aos sócios ou acionistas, governo e demais usuários da informação contábil as reais condições de seu patrimônio. Tal informação, juntamente com outras constantes das Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras, auxilia a empresa a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros da entidade. É ainda obrigada a publicar seu balanço contábil em dois jornais, no Diário Oficial da União e num jornal Regional, onde esta sediada a empresa. Com a divulgação do balanço patrimonial, a companhia mostra se que é uma instituição que cumpre com os deveres legais, comercializando produtos e serviços, gerando empregos diretos e indiretos, pagando em dia os tributos e, ainda, se dá lucros aos acionistas. Caso a companhia não publique, ela não poderá fazer alterações no estatuto; os bancos não farão financiamentos; e se tiver prejuízo, o administrador arcará com os bens particulares, além do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também fiscalizar as publicações.
Deverá exprimir com clareza situação do patrimônio da empresa o Balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração das origens e aplicações de recursos.
Para a empresa conhecer sua estrutura patrimonial e acompanhar a evolução ao longo dos anos utiliza-se como base os demonstrativos BP e o DRE.
O Balanço Patrimonial corresponde a um dos relatórios mais impor-tantes no processo decisório, podendo ser comparado de forma figurativa à “fotogra-fia” de uma empresa em um determinado período, pois em uma fotografia podemos observar tudo que está presente, como sua característica, aparência e o estado que se encontra. Permitindo assim que os interessados pela situação da empresa pos-sam extrair informações precisas de toda situação.
Através da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) que a empresa confronta todas as suas receitas com os custos de despesas incorridas, apurando o seu resultado final, podendo ser positivo –Lucro- ou ainda, negativo- Prejuízo.
Percebe-se que o demonstrativo mostra claramente a evolução e a queda da economia, onde podemos analisar e concluir benefícios e desfavorecimentos para a empresa. Vemos que do ano 2012 á 2014 houve uma queda no ativo do balanço patrimonial e no passivo houve um aumento em 2014.
Como Diretor iria procurar manter em equilíbrio toda a demonstração financeira para que os resultados finais sejam satisfação e eficiência, para isso teria que ser feito um giro de estoque mais rápido, para o aumento de fluxo de caixa, on-de houve um decaimento significativo. Já para uma melhoria no passivo deveria evitar uma renovação no estoque, para que o mesmo que está parado gire. Fazendo um ajuste no quadro de funcionários, diminuindo fornecedores, evitando emprésti-mos em longo prazo, assim buscando sempre o crescimento da empresa.
Um Planejamento tributário pode trazer benefícios para uma empre-sa de forma licita com elisão fiscal onde visa uma redução ou obtenção de menor carga fiscal, Induz a economia do tributo. A elisão trás brechas e lacunas existentes na própria lei.
È de grande importância realizar uma análise administrativa com ba-se na estratégia das empresas, visando reduzir os custos.
Precisam estar atento as finalidades fiscais, contábeis e legais para que o planejamento esteja dentro da licitude.
Em um cenário como o nosso o planejamento tributário deve estar
...