TRABALHO ORGANIZACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
Por: celivasc • 12/1/2016 • Ensaio • 2.804 Palavras (12 Páginas) • 428 Visualizações
TRABALHO ORGANIZACIONAL TRABALHO II
Trabalho: atividade humana Diferente do animal. Lucrativa, livre, transformar.
Emprego: ligado a uma questão legal de segurança.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO:
Operacional: quem executa o que acontece. Ex: estagiário
Tático: também executa. Facilita a atuação acontecer e a forma como acontece.
Estratégico: Político. Quem define as políticas de atuação
Atividades desenvolvidas pelos psicólogos na organização
Níveis de intervenção - técnicas /procedimentos, estratégias/táticas e politicas
- Mudança organizacional – programa qualificação total, qualidade de vida no trabalho.
-Administração de pessoal- análise de trabalho, recrutamento e seleção e planejamento cargos.
- Qualificação e desenvolvimento- treinamento, avaliação de desempenho, estágios formação e desenv. gerencial
- Comportamento organizacional- desempenho produtivo, grupos de liderança,e cultura organizacional
- Condições higiene e trabalho- segurança acidentes, saúde manejo do stress e programa bem-estar
- Relações de trabalho- programa integração socialização, organização trabalho e regulação conflitos.
DESENHO DE CARGO
CARGO: baseia-se nas noções de: tarefa(atividade individualizada e executada por um ocupante do cargo), Atribuição(tbm individualizada e executada por um ocupante do cargo com atividades diferenciadas) função(conj de tarefas ou atribuições exercidas de maneira sistemática e reiterada por um ocupante do cargo. CARGO: conjunto de funções(atribuições e tarefas)
DESENHO DE CARGO: é a especificação do conteúdo, dos modos de trabalho e das relações com os demais cargos com o objetivo de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais.
4condições fundamentais: tarefas que o ocupante deverá desempenhar, como será desempenhada, a quem o ocupante deverá reportar-se e quem o ocupante deverá supervisionar.
MODELOS DE DESENHO DE CARGO:
Clássico: Enfase na tecnologia,recompensas salariais, operários com qualificação mínimas e salários menores, padronização das atividades e facilidade de supervisão e controle, permitindo maior números de subordinados para cada chefe (maior controle)
Humanista:Enfase na pessoa e no grupo social, recompensas sociais, mais eficiência com a substituição de pessoas, preocupação com o contexto do cargo, gerente na liderança, participação nas decisões.
Contigencial:supõem a utilização das capacidades de autodireção e autocontrole das pessoas e objetivos planejados conjuntamente. Com a adoção de fatores tecnológicos e levando em conta os fatores psicológicos para se obter: 1- elevada motivação intrínseca ao trabalho,2- desempenho de qualidade no trabalho,3- satisfação no trabalho, 4- redução nas faltas e dos desligamentos espontâneos.
Com o modelo contigencial, cada cargo deve ser desenhado reunindo 5 dimensões essenciais: Variedade-número e variedade de habilidades exigidas pelo caso.Autonomia-grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem p planejar e executar o trabalho.Significado da tarefa- volume de impacto reconhecivel que o cargo provoca em outras pessoas. Identidade com a tarefa- a oportunidade da pessoa efetuar integralmente o trabalho.Retroação- retorno q a pessoa recebe de como ela está efetuando a tarefa.
Enriquecimento de Cargos; denominado como ampliação do cargo, consiste em aumentar aos poucos os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo. As pesquisas sugerem q o enriquecimento do cargo seja horizontal ou vertical, individual ou grupal.
Competência: Conhecimento, Habilidade (são técnicas, mais fáceis de ser treinadas) Atitude é uma característica comportamental (mais difícil de ser treinada)
Gestão por competência está aliada ao desenho de cargo não clássico.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
-As descrições de cargo relacionam as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, enquanto as especificaçãoes de cargos se preocupam com os requisitos necessários ao ocupante.
Processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o tornam distinto de todos os demais cargos existentes na organização.
Enquanto a DESCRIÇÃO se preocupa com o conceito do cargo (o que o ocupante faz, como faz, quando faz e porque faz) a ANÁLISE estuda e determina todos os requisitos qualificativos, responsabilidade envolvida e as condições exigidas pelo cargo p seu bom desempenho.
ANÁLISE DO CARGO: o que é necessário a pessoa ter para ficar com o cargo
Fatores extrínsecos ao cargo: requisitos mentais (nível de instrução, experiência anterior, adaptabilidade ao cargo, aptidões necessárias) requisitos físicos (esforço físico necessário, concentração visual,habilidade e físico necessário) responsabilidades envolvidas (supervisão de pessoal,material, dinheiro, contratos internos ou externos, informações confidenciais) e condições de trabalho (ambiente de trabalho e riscos envolvidos no trabalho)
Caminho: descreve/analisa/gera competências
Entrevista/descrição do cargo/análise do cargo/volta p empresa revisar.
RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS:
- Compartilhada (da empresa)- responsabilidades da linha, informação, descrição e análise do cargo.
- Staff (psicólogo)- sistematização e organização das informações. Serviços
A descrição e análise de cargos é responsabilidade de linha e função.,
MÉTODOS DE DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Observação direta: observação direta e dinâmica do ocupante do cargo nas suas funções. É o mais aplicado em trabalhos que envolvem operações manuais ou aqueles que tem caráter simples e repetitivo, sendo verificado facilmente pela observação visual. É geralmente acompanhada de entrevista com o ocupante do cargo e seu supervisor.
Vantagem:
...