TURISMO NA ADMINISTRAÇÃO
Por: caoslive • 12/10/2015 • Artigo • 314 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
5.2.1Intervenções no transito do Centro
No processo de reestruturação urbana as intervenções no transito tem grande influência na melhoria da infraestrutura e do espaço urbano, onde tais propostas poderão afetar positivamente o setor de comércio ,no qual a cidade encontra-se com o serviço de transporte público deficiente, juntamente com a facilidade de se adquirir veículos, decorrem de um trânsito congestionado e estressante, dificultando a locomoção dos pedestres, onde muitos tem serias dificuldades de atravessar a rua, pela grande demanda de carros e motos em movimento e os estacionados de forma indevida. Os semáforos da cidade não são favoráveis para os pedestres, no qual a programação ao abrir e fechar não dão tempo para que estes atravessem o cruzamento das vias com segurança.Os engarrafamentos tornam-se constantes principalmente nos horários de pico e a falta de espaço para estacionar caracterizam um embaraço.
Dentre as propostas para melhoria da infraestrutura de transportes e humanização sugere-se um sistema integrado de transportes com a implantação de algumas vias expressas para o transporte coletivo ligando o centro da cidade aos bairros. O modelo BRT (Bus Rapid Transit ou trânsito rápido de ônibus ) para vias expressas ou rápidas e um metrô de superfície em médio prazo tendo como modelo VLT (Veiculo leve sobre trilhos). As vias rápidas permitem o deslocamento ligeiro de um lugar para o outro e evita a construção de viadutos nas vias urbanas.
A proposta lançada visa a melhoria do congestionamento do trânsito tendo a vantagem das vias rápidas está a prioridade para o transporte coletivo, onde funcionam como vias prioritárias para o tráfego de ônibus, descongestionando o trânsito e possibilitando a criação de faixas para motos e bicicletas. Os ônibus poderão ser do tipo bi ou triarticulados para circular em canaletas exclusivas ,ônibus convencionais que fazem a ligação centro-bairro:ônibus-inter-bairros que ligam os bairros sem passar pelo centro e os ligeirinhos, que fazem a ligação direta entre os terminais.
...