Tcc - estudo de caso
Por: fernandespvh • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 452 Visualizações
INTRODUÇÃO
Quando falamos em organizações, criamos um link com as pessoas que as representam, que as trazem a vida e dão a ela, personalidade própria. A forma como essas pessoas tem se comportado no cumprimento de suas funções, decidindo, agindo, trabalhando, executando e melhorando suas performances das atividades.
Neste estudo aborda-se dentre outras coisas, a importância do setor de Gestão de Pessoas, que possui extrema responsabilidade dentro da organização, pois, por estar na linha de frente, é quem tem o primeiro contato com o colaborador. Suas ações, alinhado ao planejamento estratégico, a visão, missão, valor vão nortear empresa ao melhor caminho de gerir suas tarefas e administrar seus conflitos.
O Objetivo deste é realizar um estudo de caso GE Celma, analisando a situação descrita, fazendo uma relação com os conteúdos ministrados e trabalhados nas disciplinadas apresentadas durante o semestre, bem como, os conceitos e teorias.
As principais fontes utilizada para embasamento teórico são os livros de gestão de pessoas, administração de recursos humanos, bem como Planejamento, Recrutamento e seleção.
DESENVOLVIMENTO
Na Gestão de Pessoas, que segundo Gil (2001), “é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”, o planejamento estratégico assume um papel importante no que se diz respeito à tomada de decisão. Ele atua ditando e executando as ações direcionadas ao fim comum da organização, envolvendo a análise de eficiência e eficácia das pessoas que compõem a empresa.
Notório que no caso da GE, o RH responsável pelo envolvimento de todo os níveis da organização consequentemente de todos os seus colaboradores. Como definição de metas principais está à busca para atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento, identificando e desenvolvendo a próxima geração de líderes, acelerar o aprendizado dos novos colaboradores, e multiplicar o conhecimento existente na companhia, completando assim o seu planejamento estratégico.
Seus cargos são numa linha reta onde os gerentes se reportam ao Presidente e os demais colaboradores e reportam aos seus gerentes tornando a comunicação mais acessível e de fácil entendimento, nada de departamentalização complicada com gerentes e subgerentes, chefes de sessão.
Segundo Chiavenato (1999), “recrutamento é um conjunto de técnicas que, atrai candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa. É basicamente um sistema de informação que a empresa divulga as vagas que estão disponíveis”. Já na seleção ele diz que “baseia-se em análise de informações e especificações sobre um determinado cargo que deverão ser detectadas no candidato. Sendo que a finalidade das informações é proporcionar uma contratação com mais precisão e adequada ao cargo”.
A GE utiliza a forma mista de recrutamento tem seu foque interno, priorizando seu time, e externo através de um link em seu site onde profissionais cadastram suas informações, mas nas vagas de alto grau de especialização ela prefere investir pesado no desenvolvimento destes através de cursos de formação técnica pelo Senai, o que deixa a empresa numa posição favorável de valorização do profissional.
Nas seleções utilizam entrevistas, dinâmicas de grupos e teste de conhecimentos específicos, procura se respaldar pela melhor contratação.
Em sua política de remuneração além dos salários compatíveis com as funções apostam também numa remuneração variável que são participações nos resultados e bônus que são pagos a toda a área gerencial, para que no cumprimento das metas estejam motivados a melhorarem cada vez mais.
Mas o grande trunfo da empresa está no roll extenso de benefícios que empresa oferece, que vai deste a assistência a saúde completa, compra de ações, lazer e bem estar, apoio psicológico, jurídico, financeiro, até mesmo apoio de consultoria de recolocação.
O treinamento e desenvolvidos dos colaboradores estão delineados da seguinte forma, capacidade versus realização, sua atitude precisa estar alinhada com os valores da organização, mobilidade e interesse, oportunidade de melhoria, então justamente de posse dessas informações é que é traçado a meta de desenvolvimento, gerando assim uma influencia total no desempenho organizacional, fazendo o colaborador crescer atingindo seus objetivos pessoais leva consequentemente a atingir as metas da empresa.
A avaliação de desempenho é feita anualmente sempre verificando-se a performance do ano anterior, analisando a capacidade de realização do colaborador, a GE utiliza essas informações nas promoções, ou seja, os profissionais que nas avaliações se saíram melhor tem a prioridade, são agraciados com mérito de ter vantagem sobre os outros, que tem seus registros de desempenhos anotados anualmente.
A bandeira da GE CELMA é clara saúde, proteção e segurança estão em primeiro lugar, procurando incentivar seus funcionários ao trabalho voluntário, atuando junto à comunidade, principalmente, na área de educação.
Desenvolvem essas atividades por meio de duas empresas do mesmo grupo, uma formada por funcionários e aposentados que atua com o objetivo de melhorar as comunidades onde a empresa está presente. A outra é uma entidade filantrópica dedicada ao desenvolvimento e suporte de programas socioambientais.
Para ampliar o leque de serviços oferecido a comunidade, a empresa VOCÊ que além da área educacional, atua também assistencialismo, cultura, práticas esportivas, dentre varias outras para atender sempre a comunidade, e a forma de participação é livre, todos os colaboradores podem escolher entre fazer doações, participar dos eventos, visitas, e até mesmo ativamente com ideias.
Outro ponto muito importante, foi a qualificação de mão de obra, dos portadores de necessidades especiais, como não achavam os candidatos com perfil favorável, decidiu fazer ela mesma esta capacitação junto ao SENAI, ao final todos que se interessavam pela oportunidade tinham a chance de ser contratado, e ainda foi feito um trabalho de conscientização e sensibilização dos colaboradores para garantir uma recepção adequada aos novos funcionários.
...