Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Por: daianedacruz08 • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 145 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO
Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Gestão do Conhecimento – Atividade Colaborativa
Daiane da Cruz Pessoa RA 1299125317
Professor: Carolina Abdalla Normann de Freitas
São Bernardo do Campo, 05 de outubro de 2015
RELATÓRIO
Este relatório tem o propósito de apresentar soluções para a empresa “Casas Soberba”, que atualmente enfrenta problemas de esgotamento gerencial. Apontaremos a teoria do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, para valorizar as idéias e projetos dos colaboradores e medidas organizacionais que servirão de ponto inicial para sanar os problemas e fazer com que a empresa torne-se novamente uma referencia no segmento de varejo no Brasil.
O objetivo do relatório é abordar os conceitos básicos de gestão do conhecimento para a rede de empresas Soberba, pois ela já esta um tanto obsoleta e com isso passando a correr risco de ser excluída do mercado onde atua.
Primeiramente o que propomos aqui seriam uma reunião em cada filial com os gerentes e gestores, para a implantação do brainstorming dentro de cada filial, então mensalmente os gestores se reunirão com sua equipe de produção e vendas e farão o processo, ao final cada ideia inovadora que surgir e der certo dentro da empresa, o funcionário ganhará uma premiação seja ela uma gratificação no salario, ou até mesmo uma viagem com a família. Assim conseguiremos incentivar e motivar os colaboradores para que suas ideias sejam transformadas.
Após a implantação do brainstorming implantaremos o pós vendas dentro da empresa, que seria uma equipe especializada em acompanhar a entrega do produto ao cliente, e assim acompanha-lo e ouvi-lo, por telefone, colocaremos também no site da empresa um campo de reclamações e sugestões, para que o cliente seja melhor atendido.
Em seguida para tentar explorar o conhecimento tácito dos colaboradores faremos varias dinâmicas de grupos, e o trabalho será dividido em equipe para que todos possam observar uns aos outros, para que assim o conhecimento tácito seja compartilhado.
A teoria de criação do desenvolvimento criada por Nonaka(1991) foi desenvolvida baseada no sucesso das empresas japonesas(décadas de 80 e 90). Nonaka acredita que é necessário que se crie conhecimento organizacional, mas que esse conhecimento não seja mantido apenas no individual. O conhecimento tácito individual deve ser ampliado organizacionalmente, nesse sentido surge à importância dos trabalhos em equipes, pois cada indivíduo pode contribuir para as soluções dos problemas com experiências diferentes. Para que o conhecimento organizacional seja criado é preciso converter conhecimento tácito em explicito através de quatro processos pelos quais o conhecimento individual é “ampliado” na organização por meio de um processo social entre indivíduos, são eles: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
Cada processo gera um conhecimento diferente que vai se adaptar nos pontos deficientes da Casas Soberba. Logo a Socialização gera o conhecimento compartilhado( uma atividade em grupo), a Externalização gera o conhecimento conceitual( criar um conceito por metáforas), a Combinação produz o conhecimento sistêmico( gerações “visuais”) e a Internalização leva ao conhecimento operacional( experiências práticas individuais) ( NONAKA;TAKEUCHI,1997).
O conhecimento criado pelo método SECI vai desencadear uma espiral de criação do conhecimento em expansão na empresa Casas Soberba de tal modo que vai transcender as fronteiras organizacionais desta.
A Casas Soberba é uma empresa muito conservadora, voltada a regulamentos e regras, e que na qual não dá oportunidade de opinião de seus funcionários e clientes. Entretanto podemos propor algumas medidas para valorizar o conhecimento tácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional na empresa Casas Soberba. Propondo com isso, o método da inovação, partindo de dentro da empresa, e de seus funcionários, pois devemos considerar cada pessoa como única, pois, possui seu próprio conhecimento, que podemos chamar de conhecimento tácito, ao transforma esse conhecimento em explicito, estaremos gerando informação, na qual é a essência do modelo de criação do conhecimento. O ritmo com que ocorrem mudanças na economia global faz com que as organizações concentrem forças, na elaboração de novas estratégias de trabalho, que tem por fim destaque sobre as demais concorrentes. Verifica-se que no decorrer da evolução da sociedade empresarial, vários recursos foram buscados pelas empresas para alcançar a excelência empresarial e a liderança competitiva, até por questão de sua própria sobrevivência no mercado atual. A Casas Soberba, apresentada no texto, está desatualizada, sendo assim, necessária a utilização de medidas drásticas em vários pontos da empresa, não apenas em um especifico. A mesma terá que ter a intenção de aderir objetivos reais, por exemplo: Os gestores terão que dar mais atenção e apoiar as iniciativas dos demais subordinados, tendo como consequência essa atitude buscar a idéia de que para ver a inovação há a necessidade de uma busca da mesma. A inovação depende de um contexto, no qual é possível com climas favoráveis e um ambiente adequado para que se haja a troca de idéias, a liberdade de pensar sem restrições e a superação do medo de errar. Uma boa forma de inovar é fazer algo melhor do que já foi feito, atendendo a determinada necessidade, pois qualquer ganho por mínimo que ele seja já é uma forma de inovação. Mesmo assim verificamos que a Casas Soberba precisa de pessoas que pensem de forma mais dinâmica, tenha ambições maiores, mas que também pensem de forma mais minoritária, que possam resgatar as idéias conhecidas, e utilizar soluções caseiras, permitindo improvisação e não apenas seguindo contexto e regras, permita que a inovação da empresa partisse de pessoas comuns, assim ficando no nível de sua concorrência.
...