Tendências na Gestão de Pessoas uma visão estratégica
Por: Matheus Ribeiro • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 393 Visualizações
Tendências na Gestão de Pessoas: uma visão estratégica
RESUMO
Pensar estrategicamente é saber transformar suas ambições em realizações, e saber como colocar tudo isso em prática, não é só preciso saber onde se quer chegar mas como e onde se pode chegar através de etapas. Poucas são as pessoas que sabem que possuem qualidades, e as que sabem que possuem qualidades nem sempre estão num ambiente próprio para a prática dela. Utilizar do RH como parceira nas decisões da empresa vai ajudar a desenvolver de formais mais rápida os anseios da organização. Por isso utilizar de estratégia para o alcance de resultados é o melhor caminho com toda o envolvimento da equipe, pois com a colaboração de todos há um aumento no ganho com a informação e o envolvimento se torna maior por consequência de uma maior interação. É importante desenvolver estratégia e anteceder a tendências no ganho com oportunidade que estejam sem ser percebidas, e as que venham surgir. É uma necessidade enxergar o antigo de um jeito novo, e identificar novos nichos por causa de que a percepção está ligada a intuição, o que leva a correr riscos e a aprender a controlar impulsos. Quando uma oportunidade aparece deve ser aproveitada como uma melhor forma de experiência, pois a falta de êxito também é uma forma negativa de aprendizagem. Tentar, testar e treinar são requisitos básicos para uma boa aperfeiçoamento de suas habilidades. Estar sempre atento e aberto para o novo, ajudar a identificar consequências e muda uma atitude presente numa almejar um resultado futuro.
Palavras-chave: Empresa; planejamento; pessoas
1 INTRODUÇÃO
O mundo está a todo momento em constante transformação, e com isso surgem novas tecnologias, novas normas e procedimentos com o intuito de melhorar o desempenho e aumentar a produtividade, consequentemente levando ao aumento dos lucros da empresa.
Mas manter a organização dentro do plano traçado, com o foco em seu objetivo requer certo equilíbrio de seu líder, uma habilidade que possa lhe dar com os liderados, respeitando os seus pontos qualitativos e também as suas carências. Extrair o melhor de cada colaborador não é tarefa fácil para o líder, pois além de ter que compreender a realidade de cada um, é preciso também incentiva-lo.
O líder deve estar preparado para analisar a cada pessoa de sua equipe, visando manter uma boa relação no ambiente de trabalho, e um clima propenso para novas ideias. Pra isto, além de dominar a parte técnica, é preciso também conhecer os rumos da empresa. Está atualizado sobre os planos da organização, ajuda o líder a passar uma mensagem mais clara e objetiva aos seus subordinados, evitando falhas de comunicação no grupo.
2 DESENVOLVIMENTO
Lidar com pessoas é sempre algo desafiador e novo, por que se lida com o inesperado. Cada pessoa traz uma carga de experiências, uma maneira de olhar e vivenciar a vida bem particular, que muitas vezes é demonstrada através de seus sentimentos e de suas emoções.
O fato de que cada pessoa possui um grau de maturidade social e profissional diferente, não facilita a vida do líder, que também não está excluído disto. Porém ele deve estar atento no que a comunicação tem a lhe dizer. Tais códigos devem ser bem observados e interpretados, para evitar fadigas durante o convívio.
A figura e os movimentos de quem se comunica transmitem significado. Olhar, expressão facial, gestos, postura, vestuário, odor corporal e mesmo o toque são formas de comunicação. A energia que o comunicador transmite ”contamina” seu público. Saiba regular a energia que você usa ao comunicar-se. Fale em tom monótono, sem sair da cadeira, e sua audiência dormira. Se você quer, como comunicador, atenção e participação de uma audiência, escolha cuidadosamente os recursos da linguagem corporal.
(Maximiano, 2006, pag.228)
No entanto é preciso estar preparado para o futuro seja qual for ele, por causa de que seja qual for a área, quanto maior for a demanda por produtos ou serviços, maior será a procura por profissionais que saibam como atingir o publico alvo e pro consequência a lucratividade.
É fundamental para uma organização que reconheça o valor do capital humano, que sem ele nesta era do conhecimento dificilmente a empresa vai conseguir se manter competitiva no mercado. Pois o capital humano é o único recurso organizacional capaz de tomar decisões, liderar, comunicar, interagir, comandar, aprender, desenvolver, inovar, produzir, vender, gerar recursos, e organizar.
Formar equipes é algo que toda empresa tem que fazer, mas criar uma equipe com uma performance alta é algo desafiador e difícil, pois a empresa tem que investir tanto com dinheiro quanto com o tempo e é aí que algumas empresas pecam porque uma boa parte delas só estão preocupadas em faturar, investindo em alto para atrair clientes, e esquecem do capital mais valioso da organização que o seu colaborador.
Maximiano (2006, pág. 07) ”tem como objetivo encontrar, atrair, e manter as pessoas de que a organização necessita. Isso envolve atividades que começam antes de uma pessoa ser empregada da organização e vai até após seu desligamento. A gestão de pessoas.”
Desenvolver pessoas é algo que deve fazer parte do pensamento de qualquer empresa que deseja crescer, mas antes, é preciso encontrar estes talentos, e após encontra-los, deve-se identificar suas potencialidades, ajudar a desenvolver essas qualidades, e mantê-los.
A necessidade de atrair talentos que viabilizem o sucesso do grupo, possibilitou a área de RH de ser reconhecida como parceira nos rumos da empresa. O RH como parte integrante na tomada de decisões estratégicas nos níveis mais altos influencia de forma muito positiva os negócios. Na gestão de pessoas, é necessário reconhecer que a área de RH deve ser reestruturada, flexibilizada de forma que venha atender as questões fundamentais para uma boa gestão de pessoas, agregando valor ao negocio, gerando novas competências e apresentando resultados de médio e longo prazo.
...