Teoria de Motivação - Teoria das Expectativas
Por: Raquel Peixoto • 16/10/2018 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Teoria de Motivação: Expectativas
- Qual é a essência da teoria?
Pessoas são motivadas a fazer algo de determinada maneira de acordo com a expectativa de que isto terá um resultado que é atraente para elas.
Há o enfoque em três relações:
- - Relação esforço-desempenho (expectativa), ou seja, as chances que a pessoa entende que terá de conseguir um determinado desempenho para uma quantidade de esforço desejável.
- - Relação desempenho-recompensa, quanto acredita que manter este desempenho o levará a atingir o resultado esperado.
- - Relação recompensas: metas pessoais o quanto estas recompensas obtidas são atraentes para ele (valência) e o quanto o satisfazem (valor).
- Qual é a visão de ser humano que a teoria traz? Como vê o ser humano?
A teoria traz o ser humano como um ser pensante, que busca se dedicar principalmente a objetivos que combinam com seus valores e ambições e que acredita serem mais possíveis de serem alcançados. Ser humano planeja e pondera suas ações de acordo com grau de esforço necessário, possibilidade/expectativa de resultados e o quanto realmente acha que este resultado lhe satisfará.
- Exemplo de aplicação
Um dos exemplos mais clássicos é o do funcionário se esforça muito mais quando acredita que, por conta deste esforço, será melhor avaliado por seu gestor e obterá recompensas após determinado período, tais quais: maior participação nos lucros, bônus ou até mesmo promoções.
Podemos pensar também em um aluno que se esforça mais nas atividades acadêmicas porque acredita que conseguirá tirar boas notas e que isto lhe possibilitará ganhar uma bolsa para fazer intercâmbio.
Referências:
ROBBINS, S. P. – Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Cavalheiro Marcondes. Prentice Hall – São Paulo – 2002. 8a. Edição .
Capítulo disponível no moodle: A motivação e o trabalho - Tânia Casado
...