TEORIA ESTRUTURALISTA TEORIA ESTRUTURALISTA
Dissertações: TEORIA ESTRUTURALISTA TEORIA ESTRUTURALISTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinemaria • 25/9/2013 • 293 Palavras (2 Páginas) • 968 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo descrever os conhecimentos adquiridos no decorrer do estudo da unidade 2, desta forma esta contribuindo no aprendizado na área de abordagens á teoria estruturalista.
De fato essa área é essencial para compreender a teoria estruturalista e sua intervenção no conflito das teorias clássicas e das relações humanas. Sendo assim para que esses fatores sejam executados é necessário que caminhem juntos para buscar objetivos que beneficiem na melhor qualidade do desenvolvimento das teorias.
2 DESENVOLVIMENTO
Descrição da atividade:
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1)Qual é a visão de uma organização estruturalista?
Os estruturalistas utilizaram para estudar as organizações uma analise organizacional mais ampla do que a de qualquer teoria anterior, para conciliar a teoria clássica e a teoria das relações humanas baseando-se também na teoria da burocracia. Como ambas eram incompatíveis era preciso uma nova teoria que visualizasse a organização de forma abrangente e de maneira envolvente em tosa a sua complexidade social, estrutural e econômica.
O individuo era visto como homem organizacional que reflete uma personalidade cooperativa e coletivista passando a desempenhar diferentes papéis nas organizações e necessitava ter as seguintes características: ser capaz de ter permanente desejo de realização, ser tolerante as frustrações, ser flexível e ser capaz de adiar as recompensas e poder compensar o trabalho rotineiro em detrimento das vocações pessoais.
Visavam tratar a organização sobre o ponto de vista da estrutura das pessoas e do ambiente, onde essa teoria envolve os seguintes aspectos organizacionais: organização formal e informal. Preocupavam- se com o estudo das organizações na sua estrutura interna e na interação com outras organizações, conclui-se que a teoria estruturalista é uma transição para a teoria dos sistemas.
2) Alguns princípios da Teoria Estruturalista foram importantes para a evolução do
pensamento administrativo. Quais são eles?
...