Teorias da contabiladade administração
Por: JEHANREZENDE • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.682 Palavras (19 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO GUAICURU
TEORIA DA CONTABILIDADE
TÍTULO: CONTABILIZANDO IDEAIS
ALUNOS:
JEHAN CARLO PINHEIRO DE REZENDE – RA 422080
DENIS CAETANO RAMOS – RA 408499
FERNANDO MAJEID MARQUES – RA 408500
VALDINEI MARTINEZ VASQUES – RA 438382
LUIS FILIPE MACIEL COELHO LUBAS – RA 445818
LETICIA DUNDES RODRIGUES AZEVEDO – RA 7924692049
PROF.ª Mª EAD: Juliana Leite Kirchner
TUTOR PRESENCIAL: Dayse Silva
20/11/2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Objetivos da contabilidade 3
Semelhança entre vida financeira particular e a de uma empresa 3
Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas 4
Questionário-exercicios de fixação 6
Planilha de atividades 7
Importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro 11
Formas de constituição jurídica 12
Considerações finais 17
Referencias bibliográficas 18
INTRODUÇÃO
Nesta ATPS abordaremos a importância da contabilidade em nosso dia-dia, sua função nas empresas, também será possível distinguir suas diferentes formas de desenvolvimentos.
Serão mencionados seus objetivos, tipos de empresas, noções de patrimônio liquido, ativo, passivo, despesas etc.
Será possível notar também lucros de empresas de grande porte pesquisadas pelo grupo, onde constaram suas relações contábeis.
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
A contabilidade é uma ferramenta muito importante na vida de uma organização, pois é com ela que os administradores irão avaliar a situação atual e também a futura de uma empresa, nos últimos anos a contabilidade vem sendo tratada com mais atenção pelas entidades, porque todas as organizações necessitam de um olhar mais critico e útil para ser administrada. Se pararmos para analisar a utilidade das teorias contábeis veremos que uma empresa não terá resultados satisfatórios sem seu uso, e por esse motivo que muitas empresas no Brasil fecham suas portas todo ano,pois não basta apenas o saber pratico, mas o teórico também não se pode esquecer.
SEMELHANÇA EXISTENTE ENTRE SUA VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA
Minha vida pessoal é bem diferente em vista de uma empresa, a começar pelas obrigações, enquanto uma empresa tem muitas responsabilidades financeiras, colaboradores e fornecedores a administrar, eu não tenho tanta coisa assim a fazer pois controlo o que ganho e o que pago com destreza. O fato que não se pode negar é que a vida jurídica e a física são bem distantes, mas no fim o objetivo é o mesmo, ser administrada com o máximo de atenção e respeito para no final das contas tudo o que se planejou deu certo.
CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS
O objetivo da teoria contábil para Watts e Zimmerman procura explicar a pratica da contabilidade, assim que se podem compreender os fenômenos contábeis, de modo racional são possíveis fazer ciência e da mesma forma propor ao pesquisador um raciocínio. Na tomada de decisões na parte financeira é necessário um conhecimento de valores apropriados, isso tem se tornado cada vez mais requisitado pelos usuários da contabilidade, da mesma forma o numero de estudos na área contábil tem sido embasado na utilidade da contabilidade nas organizações e na sociedade.
Para Broedel a contabilidade foi uma disciplina normativa, depois ficou preocupada em formular de forma cientifica indicações sobre as praticas profissionais mais viáveis.
Um conceito que se considera em discussão é o de Ludicibus que explica o ativo como núcleo central da teoria contábil, o ativo é resumido como o conjunto de bens e direitos de uma organização, segundo o autor o estudo do ativo é tão importante que podemos dizer que é o ponto de partida da contabilidade, pois sua origem está ligada a várias relações contábeis de receitas e despesas, ou seja, todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.
O sistema tradicional da Contabilidade parece ser deficiente, já que ainda não registra os ativos intangíveis não-adquiridos (ou desenvolvidos internamente) de uma empresa, o que pode afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada. Assim, investimentos na imagem da empresa, representam uma despesa hoje, mas podem ser revertidas em lucro amanhã. A conquista ou a perda de um monopólio ou de uma concessão pública, por
exemplo, não são transações e, portanto, não estão sendo registradas pela Contabilidade
Financeira, mas que, entretanto, podem afetar, sobremaneira, o valor das empresas e o
patrimônio dos seus acionistas. De fato, os ativos intangíveis são os itens de mais difícil
mensuração e contabilização. Destaca-se entre esses os gastos com organização, marcas e
patentes, direitos autorais, franquias, custos de desenvolvimento de softwares, gastos com
pesquisa e desenvolvimento, capital intelectual e o Goodwill. O universo desta pesquisa corresponde aos alunos de Ciências Contábeis que já cursaram a disciplina Teoria da Contabilidade e que se encontravam regularmente matriculados na cidade de Salvador, Bahia, no primeiro semestre de 2009. Dados do Ministério da Educação, extraídos do INEP – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais, indicavam a existência de 28 cursos na cidade neste período. A partir deste universo, foi selecionada uma amostra de Instituições de Ensino Superior, IES, escolhidas por conveniência. Esta amostra de IES foi formada por duas instituições de ensino públicas e seis privadas. Posteriormente, obteve-se nas IES selecionadas outra amostra de alunos, composta por 591 estudantes, sendo 109 estudantes de IES públicas e 482 estudantes de IES privadas. O instrumento de coleta empregado buscou investigar o domínio dos sete conceitos: ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas. Para cada um dos conceitos foram apresentadas quatro definições, sendo que o respondente deveria assinalar aquela que julgasse mais correta. As definições foram construídas com base nas controvérsias relatadas na revisão de literatura. Uma das alternativas era entendida como satisfatória (recebendo código 1). As demais foram entendidas como insatisfatórias (código 0). A média das respostas classificadas como satisfatórias possibilitou criar uma nova variável sintética, denominada média geral e que, com nota de 0 a 1, apresentada o conceito médio obtido pelo respondente em relação aos sete conceitos.
...