Teorias sobre Fayol
Por: johnnyxavier • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
Não podendo deixar de ressaltar que todos os conceitos, pensamentos e as teorias da administração são todas produtos do ambiente, força sociais , politicas, econômicas, e culturais e tecnológicas vigente na época de sua concepção. Partindo dessas premissas podemos apresentar as diversas abordagens teóricas da administração.
Podemos citar: Abordagem clássica TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (TAYLOR, FREDERICK WINSLOW.)
Taylor foi um dos mais destacados entre os participante do movimento da administração cientifica, com surgimento no inicio do sec. passado da necessidade de aumentar a produtividade e principalmente com as organizações das tarefas, com a racionalização do trabalho. Consiste que todos os administradores podem determinar cientificamente a melhor maneira de realizar uma atividade ou tarefa.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (FAYOL, HENRI.)
Fundada por Henri Fayol, Esta teoria defendia a estrutura organizacional da empresa , com a departamentalização e com o processo administrativo , esta teoria sugiu da necessidade de encontrar as linhas mestras para administrar organizações complexas como as fabricas.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Com um esquema que procurava sintetizar os pontos comum nas maiorias da organizações formais modernas, que contrastavam com a sociedade primitiva e feudais. Weber retratou a burocracia como uma maquina completamente impessoal, funcionado diretamente com regras, deixando as pessoas em segundo plano, No modelo desenvolvido por Weber, organização formal e organização burocrática são sinônimos.
Abordagem comportamental.
Esta abordagem tem como definição o trabalho com indivíduos e grupos para a realização dos objetivos da organização. Tendo como a forma ideal de administrar a que prioriza a importância de compreender e conhecer os subordinados e suas necessidades de modo a motivá-los e a obter melhores resultados por meio deles.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA.
Os criadores da abordagem estruturalista procuravam inter-relacionar as organizações com seu ambiente externo, a sociedade de organizações, que se caracteriza pela interdependência entre as organizações.
De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis.
ABORDAGEM SISTÊMICA
É uma metodologia que busca conciliar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. Toda ideia é baseada a um determinado objeto de estudo possuir diversas dimensões que podem ser organizadas e entendidas por diversas ciências.
A abordagem sistêmica conta com 3 escalas principais:
· Cibernética e Administração
· Teoria Matemática da Administração
· Teoria de Sistemas
Para que serve a, adminsitração
Todo profissional da área da administração tem responsabilidade pelo planejamento, organização, direção e controle de empresas, procurando alocar, racionalmente, os recursos disponíveis, para atingir os objetivos e resultados pré-estabelecidos na gestão empresarial. Para desenvolver uma Administração eficiente e eficaz, o profissional deve ter espírito empreendedor, capacidade de comunicação, criatividade, liderança, domínio das ferramentas de informática e idiomas, bem como saber trabalhar em equipes.
...