Tg solas
Por: gislainebisa • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
Visita ao museu
Sobre o museu:
Uma residência do conhecido fazendeiro do café João Costa Gomes de Leitão; nascido em Portugal; na cidade de Braga; em 1805. Em Jacareí ficou famoso não somente pelos negócios do café mas por ser o maior traficante de escravos do Estado de São Paulo.
Dom Pedro II foi um dos hospede que dormiu nessa casa; por causa desta estadia dada a Dom Pedro II; como o Sr Leitão era acionista da construção da Estrada de ferro São Paulo – Rio de Janeiro ele ganhou a estação de trem; tinha fama por emprestar dinheiro á fazendeiros; mediante hipoteca de terras e escravos; um homem bastante bravo e ao mesmo tempo respeitado em toda a cidade.
O solar Barão Gomes da Costa Leitão foi construído em 1857 por escravos do Coronel; a casa toda feita em taipa de pilão foi acompanhada por arquitetos ingleses e a decoração por artistas franceses. Na entrada logo se vê uma porta de quatro metros com um arco que contém as inscrições: 1857 e JCGL (João da Costa Gomes de Leitão). O teto e muitos outros cômodos da casa foram decorados artesanalmente em tons dourados; os porões da casa segundo a lenda servia para prender escravos.
Nas colunas observa-se um detalhe e isso servia para representar a riqueza e o poder do proprietário. Na área nobre do cemitério Avareí estão enterrados o Sr Leitão; sua esposa e sua filha Brazília Leitão.
Uma residência que depois virou escola.
Vamos falar das exposições:
Ao adentrar na sala á esquerda do museu estava á exposição de imagens e fotos sobre a cantora soprano Maria Callas.
Na sala á direita estava á exposição: “Representações da cidade” com desenhos; maquetes do museu e fotos antigas da cidade de Jacareí.
[pic 2]
Saindo da sala mas á frente uma exposição do artista Alex Alexandro Vallauri; um artista de origem Italiano; pioneiro na arte do grafite com algumas fotos de artistas fazendo obras em telas sobre a cidade e também algumas telas com desenho de grafite.
Subindo a escada á esquerda há duas salas: uma com exposições de móveis antigos; louças antigas; quadro antigo pintado á mão do Sr João da Costa Gomes de Leitão.
Na outra sala a exposição do projeto de artes visuais Fogo; Rastro e Folias falando da riqueza cultural do Vale do Paraíba em meio ao seus costumes; Jacareí ganhou um mapa ilustrado que indica pontos turísticos; festas religiosas; manifestações culturais e mestre do saber.
[pic 3]
Na sala á direita uma exposição contando um pouco da história do Grupo Escolar “Cel. Carlos Porto” com fotos de alunos e professores da época; carteiras; livros; cartilhas; diplomas; carta do prefeito João Ferraz de 1922 elogiando a escola por sua excelente direção e pelo seleto corpo docente de professores que reuniam uma inteligência cultivada.
[pic 4]
Por fim ir ao museu é algo muito prazeroso; aprendemos sobre o passado e o presente ao mesmo tempo. Aprendemos sobre histórias do lugar; pessoas; culturas; como viviam; e vemos exposições de coisa que estão acontecendo no nossos dias contemporâneos e isso nos agrega mais conhecimento.
[pic 5]
Dia: 20/05/15
LOCAL: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Hora: 09:00
Classificação: Livre
...