Tipos de Deficiência Para o Mercado de Trabalho
Por: beatrizsaurin • 9/11/2022 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 137 Visualizações
Quem são considerados PcD?
Será considerado pessoa com deficiência aquela que por meio de exames clínicos sejam diagnosticadas com algum tipo de limitação. Podendo ser: física, auditiva, visual e mental.
Classificação das deficiências:
Física: comprometimento da capacidade física da pessoa. Podendo ser total ou em partes e na grande maioria das vezes podendo causar limitação na execução de alguns tipos de atividades.
Auditiva: perda total ou parcial da audição. Deve ser avaliada em decibéis por meio do exame de audiograma.
Visual: comprometimento de toda a visão ou apenas parcialmente. A pessoa pode ser diagnosticada com cegueira ou com baixa visão e deve ser diagnosticada por um profissional qualificado.
Mental: comprometimento da capacidade intelectual, sendo necessário acompanhamento médico para auxílio em seu comportamento social. Geralmente é identificada antes dos 18 anos.
O que são cotas e porque precisamos delas?
Cotas existem para que seja reservado o direito de determinados grupos. Tem como objetivo amenizar desigualdades sociais, educacionais e econômicas. Atualmente no brasil temos 3 tipos: sociais, raciais e por deficiência física. Sociais: destinadas a pessoas de baixa renda e com formação em escola pública. Raciais: destinadas a pessoas negras, pardas e indígenas que fazem parte de um grupo oprimido na época da colonização e sofrem reflexos até os dias atuais. São consideradas necessárias devido uma dívida histórica de toda uma sociedade para com eles. E por fim, as cotas por deficiência: elas garantem o direito de reserva em porcentagem dentro das organizações a pessoas com deficiência, garantindo a inclusão dos mesmos dentro do mercado de trabalho.
Lei 8.213 criada em 1991
A Lei Federal 8.213 de 1991 garante o acesso de Pessoas Com Deficiência ao mercado de trabalho, reservando uma porcentagem de postos de trabalho em empresas com mais de 100 funcionários.
Porcentagem reservada para pessoas portadoras de deficiência:
Existem os portadores de deficiência e os beneficiários reabilitados. Para os dois grupos o percentual de empregabilidade varia entre 2% e 5%. Sendo
Até 200 funcionários | 2% |
De 201 a 500 funcionários | 3% |
De 501 a 1000 funcionários | 4% |
De 1001 funcionários em diante | 5% |
Legislação x realidade
Apesar da legislação ser clara, podemos observar que a realidade é outra. Fazendo uma análise pessoal com os integrantes do grupo, não são todos que possuem essa inclusão nas empresas.
Muitas vezes as empresas vão atras de justificativas por não estar cumprindo as cotas estabelecidas.
Cotas tem dado oportunidades a pessoas com deficiência, mas ainda enfrenta desafios para ser amplamente cumprida.
OPORTUNIDADE DE TRABALHO PARA OS PORTADORES DE DEFICIENCIA
No país, as empresas com 100 funcionários ou mais são obrigadas a destinar vagas para pessoas com deficiência. Atualmente, cerca de 372 mil profissionais com deficiência estão empregados na Administração Pública, em empresas públicas e sociedades de economia mista e nas empresas privadas, o que representa uma ocupação de apenas 53% das vagas reservadas.
...