Trabalho Final Gestão de Pessoas
Por: JOSELUCIOVIDANOV • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.275 Palavras (10 Páginas) • 512 Visualizações
Curso: Tecnológico em Recursos Humanos
Disciplinas: Gestão de pessoas
Desafio Profissional
1 Introdução
A importância da implantação de um RH junto com um Departamento pessoal nas empresas é de fato fundamental para auxiliar nas questões de Gestão de Pessoas, e na questão burocrática de um organização, com um foco mais amplo que envolvem clima organizacional, motivação, reconhecimento, avaliação de desempenho, recrutamento de talentos e o balanceamento entre o trabalho e a vida pessoal dos funcionários de uma empresa. Segundo Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano.
A Supersoft LTDA, empresa localizada em São Paulo, e que atua no ramo em desenvolvimento de aplicativos para controle de estoque em supermercado, e conta com seis funcionários e um total de 23 clientes, vem passando por um momento delicado,além da queda em 20% em seu faturamento, e perda de clientes,o clima interno entre os diretores e colaboradores da empresa não é nada satisfatório.
Para sanar os problemas, a senhora Leonora Randsoft , diretora Administrativa, uma das sócias da Supersoft, convenceu através de artigos, o seu irmão e sócio, Agenor Randsoft a contratar os meus serviços de consultoria em RH.
E para entender melhor o que estava acontecendo, precisei conhecer um pouco da empresa e analisar o “Dossiê” e o organograma que me foi enviado. Diante dos fatos, pude perceber que realmente a Supersoft necessita urgente da implantação de um RH com um Departamento Pessoal para que se possa identificar os principais problemas no processo de gestão e assim viabilizar ações estratégicas em busca da eliminação das falhas que tem provocado alguns conflitos e insatisfações na empresa.
2 Supersoft LTDA
A Supersoft LTDA é uma empresa familiar, criada há cerca de cinco anos pelos irmãos, Agenor Randsft e Leonora Randsoft Batiro. Uma empresa que tem a finalidade em desenvolver aplicativos para controlar estoques em pequenos supermercados.
Durante os três últimos meses, sofreu uma redução de 20% em seu faturamento junto com a perda de clientes e absenteísmo entre os colaboradores, gerando conflitos entre os diretores e colaboradores. Considerando essa situação Agenor sugeriu um consultor financeiro e Leonora por sua vez, sugeriu um à contratação de um consultor em RH. Destacando a importância de um RH na empresa, Leonora convenceu Agenor e contratou um consultor em RH para sanar todos os problemas da empresa.
Uma vez que a implantação de um RH na empresa é de suma importância para o desenvolvimento de atividades com excelência, aprimoramento do profissional, implantação de processos internos e benefícios, viabilização de um suporte para colaboradores, solucionar conflitos, obter mudanças, avaliar desempenho e comportamento, planejar e controlar cargos e salários, e promover treinamentos.
3 Diagnóstico
Durante a análise, foi observado que são muitos os problemas que posso citar:
- Clima organizacional: o clima entre colaboradores e diretores é péssimo, falta comunicação, união para trabalhar em equipe, motivação para os colaboradores, treinamentos, entre outros.
- Remuneração inadequada: uma das maiores insatisfações pelos colaboradores vem a partir dos salários, pois os mesmos não estão recebendo de acordo com seus respectivos cargos e seus demonstrativos de pagamentos não trazem uma bom entendimento para os colaboradores.
- Benefícios e Infraestrutura: o valor do benefício alimentação traz insatisfação aos colaboradores, gerando mais gastos para, onde para isso, o ideal seria uma copa bem estruturada para as refeições.
- Reconhecimento Profissional: insatisfação dos colaboradores em realizar tarefas com competência a favor da empresa e não ser reconhecido por isso.
Tendo em vista a importância do recrutamento e seleção em uma empresa, o RH abrirá vagas para Recrutamento Interno e Externo, onde seus colaboradores terão mais oportunidade de crescimento dentro da empresa e que novas vagas surgiram para novos colaboradores interessados.
4 Plano de Ação
Pelo fato da empresa está em crise financeira, e com os diretores em conflito, equipe também está desmotivada, mostrando desinteresse, e com muita falta de comunicação entre os mesmos, a possibilidade de ser uma empresa produtiva e competitiva fica mais distante.
A idéia inicial para sanar os conflitos entre diretores e colaboradores, aumentar o faturamento e oportunidades de reconhecimento profissional, é de criar um programa de relações internas que será chamado de Plano de ações Participativas; será a base para ações e/ou operações transparentes e dinâmicas, que trabalhará com necessidades importantes como: motivação, comunicação, cooperação, assistência, disciplina e melhorias como um todo, dando-lhes possibilidades de desenvolvimentos profissionais e pessoais.
Percebendo as fragilidades nas relações internas (colaboradores e diretores) foi elaborado um plano de ações baseado no sistema de gestão participativa; um recurso eficiente, por se tratar de um processo contínuo de interação entre a empresa e os funcionários, que possui regras e critérios bem definidos visando atender aos interesses e objetivos de ambas as partes.
Inicialmente o plano de ações participativo tratará da dificuldade financeira e dos conflitos entre os sócios-diretores da Supersoft. Os sócios-diretores passaram por palestras e cursos específicos e de reciclagens, interagindo de forma que o autodomínio e o planejamento de desenvolvimento da empresa, sejam a base para tornar a comunicação e as decisões de ambos, constantes, continua e eficaz, assim, estruturados, eles estarão desenvolvendo a gestão participativa com seus funcionários, fazendo com que o ambiente seja produtivo e agradável.
...